UMA FAMÍLIA QUE NÃO EDUCA E NEM PROTEGE? SCRIPTS DE GÊNERO E VIOLÊNCIA/ABUSO SEXUAL CONTRA MENINOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n20.p10-37

Resumo

Neste artigo problematizamos o papel da família frente à violência/abuso sexual contra meninos a partir de dados de uma pesquisa online que realizamos com 170 homens, em que 74 afirmaram terem sido vítimas dessa ocorrência na infância. O referencial teórico utilizado se baseia nos Estudos de Gênero e nos Estudos Culturais, alinhados à perspectiva pós-estruturalista de análise. Os resultados apontaram que a faixa etária mais vulnerável se deu entre 5 e 8 anos, sendo que a maioria das vítimas foi abusada por adolescentes e outros homens. Além disso, os depoentes informaram que a maioria das famílias não lhes forneceu qualquer tipo de educação para sexualidade na infância, em especial no que se refere à prevenção de violências/abusos sexuais, colocando-os assim em situação de vulnerabilidade. Deste modo, a educação ministrada aos meninos reforça determinados scripts de gênero que preconizam uma criação mais livre, sendo a família uma das principais instituições reprodutoras das expectativas sociais e culturais sobre as masculinidades e as feminilidades desde a infância.

Biografia do Autor

Cristiano Eduardo da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Licenciado em Letras pela Universidade FEEVALE. Professor da rede muncipal de ensino de Igrejinha, Rio Grande do Sul.

Jane Felipe, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora titular da Faculdade de Educação da UFRGS. Integrante do GEERGE - Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero e do GEIN - Grupo de Estudos em Educação Infantil e Infâncias.

Downloads

Publicado

2023-05-09

Como Citar

Rosa, C. E. da, & Felipe, J. (2023). UMA FAMÍLIA QUE NÃO EDUCA E NEM PROTEGE? SCRIPTS DE GÊNERO E VIOLÊNCIA/ABUSO SEXUAL CONTRA MENINOS. Revista Debates Insubmissos, 6(20), 10–37. https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n20.p10-37

Edição

Seção

Artigos Livres