RELATO DE EXPERIÊNCIA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ESTUDO DE ELETROSTÁTICA VIA GOOGLE CLASSROOM
DOI :
https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p187-202Mots-clés :
Sequência Didática, Eletrostática, Google ClassroomRésumé
Este artigo apresenta os resultados de uma experiência didática que envolveu a elaboração e aplicação de uma Sequência Didática (SD) fundamentada nos pressupostos de Zabala (2015), voltado ao uso de recursos tecnológicos aplicado aos conceitos básicos de eletrostática. A proposta foi desenvolvida com uma turma do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cristo Trabalhador, situada em Abaetetuba, Pará, Brasil. A implementação da SD ocorreu por meio da plataforma Google Classroom, que possibilitou a organização e o acesso às atividades. Foram utilizados diversos recursos, como animações, simuladores da plataforma PhET Interactive Simulations, videoaulas e experimentos com materiais de baixo custo, a fim de promover a aprendizagem ativa e significativa. A análise dos resultados evidenciou que a utilização combinada de recursos tecnológicos e atividades práticas favorece a construção do conhecimento, tornando as aulas mais dinâmicas, interativas e alinhadas às necessidades dos alunos. Além disso, a abordagem proposta contribui para a superação do ensino tradicional, ampliando o repertório pedagógico dos docentes e proporcionando um processo de ensino-aprendizagem mais crítico, reflexivo e contextualizado.
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