O NOVO NORMAL E A CONSTITUIÇÃO DOS INDIVÍDUOS:TRILHANDO CAMINHOS DE VIVÊNCIAS E SIGNIFICAÇÕES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n24.p177-195

Palabras clave:

narrativas, relação eu-outro, novo normal

Resumen

Essa escrita tem como objetivo compreender as vivências trazidas pela pandemia, com a chegada do novo normal, através das respostas-narrativas de uma atividade oferecida ao grupo de alunas matriculadas no curso superior de Pedagogia em uma universidade privada do interior do estado de São Paulo. Essa atividade foi concebida a partir de outra narrativa, proposta aos alunos de mestrado e doutorado, da mesma universidade privada em questão, que estavam realizando o Estágio Docente em diferentes turmas da graduação, e que foram instigados pela docente responsável pela disciplina de Estágio a relatarem suas experiências enquanto estagiários. O estudo foi fundamentado a partir da abordagem qualitativa e sob o olhar da perspectiva histórico-cultural. Como resultado, somos capazes de perceber e refletir sobre as diferentes nuances do impacto que o novo normal trouxe para o cotidiano e para o desenvolvimento de si dos indivíduos, alterando as experiências e as significações. A análise das respostas-narrativas, apesar das particularidades de cada uma, evidenciou a importância das relações do eu-outro para fortalecer nossa existência; ao nos reconhecermos no outro, enxergamos a nós mesmos como pertencentes e ativos no meio que estamos inseridos.

Biografía del autor/a

Daniela Dias dos Anjos, Universidade São Francisco

Orientadora. Possui graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (USF), e atua na linha de pesquisa: Formação de Professores, Trabalho Docente e Práticas Educativas.

Karine Maria Heidemann, Universidade São Francisco

Mestre em educação pela Universidade Metodista de Piracicaba com ênfase em práticas pedagógicas, 2012. Doutoranda em Educação pela Universidade São Francisco.

Citas

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Publicado

2024-05-16

Cómo citar

Lolli de Oliveira, G., Dias dos Anjos, D., & Heidemann, K. M. (2024). O NOVO NORMAL E A CONSTITUIÇÃO DOS INDIVÍDUOS:TRILHANDO CAMINHOS DE VIVÊNCIAS E SIGNIFICAÇÕES. Revista Debates Insubmissos, 7(24), 177–195. https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n24.p177-195

Número

Sección

DOSSIÊ: Educação cidadã para uma promoção da saúde emancipatória.

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