A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM MATEMÁTICA: O QUE TEM SIDO INVESTIGADO A RESPEITO?
Problem Solving in Mathematics Teachers' Training: what has been investigated?

Bruno Rodrigo Teixeira, Edilaine Regina dos Santos

Resumo


No presente artigo temos como objetivo destacar algumas temáticas que têm sido o foco de pesquisas brasileiras a respeito da Resolução de Problemas (enquanto metodologia de ensino) na formação de professores que ensinam Matemática, a partir de um levantamento bibliográfico. Para isso, realizamos um estudo documental com base no(s) objetivo(s) ou questão(ões) de investigação dessas pesquisas. Mediante a análise realizada, destacamos as seguintes temáticas: possibilidades/propostas de inserção da Resolução de Problemas na formação inicial de professores de Matemática ou em ações de formação continuada de professores que ensinam Matemática; aprendizagens, saberes ou conhecimentos profissionais docentes; desafios, dilemas ou limites evidenciados em ações formativas tendo como foco a Resolução de Problemas; formação para a utilização, ou análise da possibilidade de utilização, da Resolução de Problemas para ensinar Matemática; compreensões a respeito da Resolução de Problemas ou crenças manifestadas no trabalho com a Resolução de Problemas. Estas temáticas podem desencadear reflexões em formadores de professores de modo a auxiliar na proposição de ações com foco na Resolução de Problemas em contextos de formação docente visando ao desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática. 

Abstract

In this paper we aim to highlight, from a literature review, some themes that have been the focus of Brazilian researches on the topic Problem Solving in the education of teachers who teach Mathematics, considering Problem Solving as a teaching method. For this, we conducted a documentary study based on goal (s) or guiding question (s) of these researches. Through analysis, 2 EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana – vol. 7 -- número 2 – 2016 we highlight the following themes: possibilities/proposals of Problem Solving inclusion in mathematics teachers education or in teachers who teach Mathematics continuing education actions; teachers professional learning and knowledges; challenges, dilemmas and limits evidenced in education activities focusing on Problem Solving; preparation for using Problem Solving, or possibility analysis of use, to teach Mathematics; understandings about Problem Solving or beliefs expressed in Problem Solving use. These themes can contribute to reflections of teacher educators in order to assist in their actions focused on Problem Solving in teacher education contexts to collaborate with professional development of teachers who teach Mathematics.


Palavras-chave


Educação Matemática; Tendências metodológicas; Resolução de Problema

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v7i2.2144

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: revista.emteia@ufpe.br