A resolução de problemas na formação docente em matemática: o que tem sido investigado a respeito?
Mots-clés :
educação matemática, tendências metodológicas, resolução de problemaRésumé
No presente artigo temos como objetivo destacar algumas temáticas que têm sido o foco de pesquisas brasileiras a respeito da Resolução de Problemas (enquanto metodologia de ensino) na formação de professores que ensinam Matemática, a partir de um levantamento bibliográfico. Para isso, realizamos um estudo documental com base no(s) objetivo(s) ou questão(ões) de investigação dessas pesquisas. Mediante a análise realizada, destacamos as seguintes temáticas: possibilidades/propostas de inserção da Resolução de Problemas na formação inicial de professores de Matemática ou em ações de formação continuada de professores que ensinam Matemática; aprendizagens, saberes ou conhecimentos profissionais docentes; desafios, dilemas ou limites evidenciados em ações formativas tendo como foco a Resolução de Problemas; formação para a utilização, ou análise da possibilidade de utilização, da Resolução de Problemas para ensinar Matemática; compreensões a respeito da Resolução de Problemas ou crenças manifestadas no trabalho com a Resolução de Problemas. Estas temáticas podem desencadear reflexões em formadores de professores de modo a auxiliar na proposição de ações com foco na Resolução de Problemas em contextos de formação docente visando ao desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática.
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