A ATUAÇÃO DOCENTE EM CURSOS SUPERIORES DE COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA A DISTÂNCIA: formação docente e estratégias de ensino online

Katia Cilene da Silva, Patrícia Smith Cavalcante

Resumo


A presente pesquisa investigou a relação entre a formação acadêmica dos docentes do ensino superior (ES) de  computação e informática e seu desempenho como tutores na Educação a Distância (EaD). A partir da observação de suas atuações no Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA), verificaram-se as relações existentes entre suas estratégias de ensino, sua formação acadêmica e experiência docente. A teoria da atividade possibilitou entender como aconteceram as interações entre alunos-tutores-AVEA-conteúdos e estabelecer as categorias utilizadas para compreender as estratégias de ensino online adotadas pelos tutores. Pôde-se observar que as experiências no ES e,
principalmente na EaD, influenciam sobremaneira a atuação do tutor na tomada de decisões didático/pedagógicas sobre quais estratégias adotar no processo de mediação didáticopedagógica em AVEA.


Palavras-chave


Formação docente. Estratégias de ensino online. Ambientes virtuais de ensino-aprendizagem (AVEA). Educação a distância (EaD). Ensino superior.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v3i2.2156

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: revista.emteia@ufpe.br