A ATUAÇÃO DOCENTE EM CURSOS SUPERIORES DE COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA A DISTÂNCIA: formação docente e estratégias de ensino online

Autori

  • Katia Cilene da Silva UFERSA
  • Patrícia Smith Cavalcante Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica Centro de Educação Universidade Federal de Pernambuco

Parole chiave:

Formação docente. Estratégias de ensino online. Ambientes virtuais de ensino-aprendizagem (AVEA). Educação a distância (EaD). Ensino superior.

Abstract

A presente pesquisa investigou a relação entre a formação acadêmica dos docentes do ensino superior (ES) de  computação e informática e seu desempenho como tutores na Educação a Distância (EaD). A partir da observação de suas atuações no Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA), verificaram-se as relações existentes entre suas estratégias de ensino, sua formação acadêmica e experiência docente. A teoria da atividade possibilitou entender como aconteceram as interações entre alunos-tutores-AVEA-conteúdos e estabelecer as categorias utilizadas para compreender as estratégias de ensino online adotadas pelos tutores. Pôde-se observar que as experiências no ES e,
principalmente na EaD, influenciam sobremaneira a atuação do tutor na tomada de decisões didático/pedagógicas sobre quais estratégias adotar no processo de mediação didáticopedagógica em AVEA.

Pubblicato

2013-03-04

Come citare

da Silva, K. C., & Cavalcante, P. S. (2013). A ATUAÇÃO DOCENTE EM CURSOS SUPERIORES DE COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA A DISTÂNCIA: formação docente e estratégias de ensino online. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 3(2). Recuperato da https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2156

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS