A ATUAÇÃO DOCENTE EM CURSOS SUPERIORES DE COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA A DISTÂNCIA: formação docente e estratégias de ensino online
Keywords:
Formação docente. Estratégias de ensino online. Ambientes virtuais de ensino-aprendizagem (AVEA). Educação a distância (EaD). Ensino superior.Abstract
A presente pesquisa investigou a relação entre a formação acadêmica dos docentes do ensino superior (ES) de computação e informática e seu desempenho como tutores na Educação a Distância (EaD). A partir da observação de suas atuações no Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA), verificaram-se as relações existentes entre suas estratégias de ensino, sua formação acadêmica e experiência docente. A teoria da atividade possibilitou entender como aconteceram as interações entre alunos-tutores-AVEA-conteúdos e estabelecer as categorias utilizadas para compreender as estratégias de ensino online adotadas pelos tutores. Pôde-se observar que as experiências no ES e,
principalmente na EaD, influenciam sobremaneira a atuação do tutor na tomada de decisões didático/pedagógicas sobre quais estratégias adotar no processo de mediação didáticopedagógica em AVEA.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.