DINÂMICA COMUNICATIVA SOBRE NÚMEROS FRACIONÁRIOS

Josete Leal Dias, Francisco Hermes Santos da

Resumo


Este artigo faz parte da pesquisa em andamento que visa investigar qual a compreensão dos professores do sexto ano do Ensino Fundamental sobre números fracionários na perspectiva da sociologia do conhecimento segundo Fleck. Os dados foram coletados a partir da aplicação de um teste diagnóstico envolvendo os cinco significados de fração, e do levantamento das produções acadêmicas de curso de Pós-Graduação no período de 2000 a 2010. A partir dos dados analisamos a dinâmica comunicativa entre o Círculo Esotérico (as produções acadêmicas de Pós-Graduação) e Círculo Exotérico (os professores participantes). Como resultado é possível afirmar a existência de uma comunicação intracoletiva, pois os dois círculos comungam de idéias diferenciadas a respeito dos números fracionários. O primeiro admite números fracionários como metaconceito, o segundo, admite como parte-todo e operador multiplicativo

Palavras-chave


Coletivos de Pensamento; Círculos Esotéricos e Exotéricos; Formação docente; Ensino e Aprendizagem; Números Fracionários

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DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v3i2.2158

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ISSN 2177-9309

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