DINÂMICA COMUNICATIVA SOBRE NÚMEROS FRACIONÁRIOS
Keywords:
Coletivos de Pensamento, Círculos Esotéricos e Exotéricos, Formação docente, Ensino e Aprendizagem, Números FracionáriosAbstract
Este artigo faz parte da pesquisa em andamento que visa investigar qual a compreensão dos professores do sexto ano do Ensino Fundamental sobre números fracionários na perspectiva da sociologia do conhecimento segundo Fleck. Os dados foram coletados a partir da aplicação de um teste diagnóstico envolvendo os cinco significados de fração, e do levantamento das produções acadêmicas de curso de Pós-Graduação no período de 2000 a 2010. A partir dos dados analisamos a dinâmica comunicativa entre o Círculo Esotérico (as produções acadêmicas de Pós-Graduação) e Círculo Exotérico (os professores participantes). Como resultado é possível afirmar a existência de uma comunicação intracoletiva, pois os dois círculos comungam de idéias diferenciadas a respeito dos números fracionários. O primeiro admite números fracionários como metaconceito, o segundo, admite como parte-todo e operador multiplicativoDownloads
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