DINÂMICA COMUNICATIVA SOBRE NÚMEROS FRACIONÁRIOS

Autores

  • Josete Leal Dias ufpa
  • Francisco Hermes Santos da UFPA

Palavras-chave:

Coletivos de Pensamento, Círculos Esotéricos e Exotéricos, Formação docente, Ensino e Aprendizagem, Números Fracionários

Resumo

Este artigo faz parte da pesquisa em andamento que visa investigar qual a compreensão dos professores do sexto ano do Ensino Fundamental sobre números fracionários na perspectiva da sociologia do conhecimento segundo Fleck. Os dados foram coletados a partir da aplicação de um teste diagnóstico envolvendo os cinco significados de fração, e do levantamento das produções acadêmicas de curso de Pós-Graduação no período de 2000 a 2010. A partir dos dados analisamos a dinâmica comunicativa entre o Círculo Esotérico (as produções acadêmicas de Pós-Graduação) e Círculo Exotérico (os professores participantes). Como resultado é possível afirmar a existência de uma comunicação intracoletiva, pois os dois círculos comungam de idéias diferenciadas a respeito dos números fracionários. O primeiro admite números fracionários como metaconceito, o segundo, admite como parte-todo e operador multiplicativo

Biografia do Autor

Josete Leal Dias, ufpa

Sou professora da Escola de Aplicaçao da Universidade Federal do Pará. Atuo nas séries inciais com Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e Doutorando do mesmo porgrama de Pos-Graduação do IEMCI/UFPA.

Downloads

Publicado

2013-03-03

Como Citar

Dias, J. L., & Santos da, F. H. (2013). DINÂMICA COMUNICATIVA SOBRE NÚMEROS FRACIONÁRIOS. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 3(2). Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2158

Edição

Seção

ARTIGOS