PROBLEMAS MATEMÁTICOS ADITIVOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Jutta Cornelia Reuwsaat Justo Universidade Luterana do Brasil

Palavras-chave:

Educação Matemática. Resolução de Problemas. Campo conceitual aditivo. Processos Cognitivos. Ensino Fundamental

Resumo

O artigo busca contribuir com o conhecimento do professor do Ensino Fundamental sobre a estrutura aditiva e a resolução de problemas desse campo conceitual, baseados na teoria dos campos conceituais de Vergnaud e em outros pesquisadores que seguiram e ampliaram os estudos nesse campo. Apresenta-se a diversidade de categorias semânticas envolvidas no campo conceitual aditivo, os processos cognitivos e o uso da representação no ensino e na aprendizagem da resolução de problemas aditivos, fundamentados em pesquisas na área da Educação Matemática. 

Biografia do Autor

Jutta Cornelia Reuwsaat Justo, Universidade Luterana do Brasil

Doutora em Educação (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) e do Curso de Pedagogia da ULBRA.

Downloads

Publicado

2013-03-09

Como Citar

Justo, J. C. R. (2013). PROBLEMAS MATEMÁTICOS ADITIVOS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 3(2). Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2161

Edição

Seção

ENSAIOS