PROBLEMAS MATEMÁTICOS ADITIVOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Jutta Cornelia Reuwsaat Justo

Resumo


O artigo busca contribuir com o conhecimento do professor do Ensino Fundamental sobre a estrutura aditiva e a resolução de problemas desse campo conceitual, baseados na teoria dos campos conceituais de Vergnaud e em outros pesquisadores que seguiram e ampliaram os estudos nesse campo. Apresenta-se a diversidade de categorias semânticas envolvidas no campo conceitual aditivo, os processos cognitivos e o uso da representação no ensino e na aprendizagem da resolução de problemas aditivos, fundamentados em pesquisas na área da Educação Matemática. 

Palavras-chave


Educação Matemática. Resolução de Problemas. Campo conceitual aditivo. Processos Cognitivos. Ensino Fundamental

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v3i2.2161

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: revista.emteia@ufpe.br