PROBLEMAS MATEMÁTICOS ADITIVOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Jutta Cornelia Reuwsaat Justo Universidade Luterana do Brasil

Palabras clave:

Educação Matemática. Resolução de Problemas. Campo conceitual aditivo. Processos Cognitivos. Ensino Fundamental

Resumen

O artigo busca contribuir com o conhecimento do professor do Ensino Fundamental sobre a estrutura aditiva e a resolução de problemas desse campo conceitual, baseados na teoria dos campos conceituais de Vergnaud e em outros pesquisadores que seguiram e ampliaram os estudos nesse campo. Apresenta-se a diversidade de categorias semânticas envolvidas no campo conceitual aditivo, os processos cognitivos e o uso da representação no ensino e na aprendizagem da resolução de problemas aditivos, fundamentados em pesquisas na área da Educação Matemática. 

Biografía del autor/a

Jutta Cornelia Reuwsaat Justo, Universidade Luterana do Brasil

Doutora em Educação (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) e do Curso de Pedagogia da ULBRA.

Publicado

2013-03-09

Cómo citar

Justo, J. C. R. (2013). PROBLEMAS MATEMÁTICOS ADITIVOS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 3(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2161

Número

Sección

ENSAIOS