PROBLEMAS MATEMÁTICOS ADITIVOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Auteurs

  • Jutta Cornelia Reuwsaat Justo Universidade Luterana do Brasil

Mots-clés :

Educação Matemática. Resolução de Problemas. Campo conceitual aditivo. Processos Cognitivos. Ensino Fundamental

Résumé

O artigo busca contribuir com o conhecimento do professor do Ensino Fundamental sobre a estrutura aditiva e a resolução de problemas desse campo conceitual, baseados na teoria dos campos conceituais de Vergnaud e em outros pesquisadores que seguiram e ampliaram os estudos nesse campo. Apresenta-se a diversidade de categorias semânticas envolvidas no campo conceitual aditivo, os processos cognitivos e o uso da representação no ensino e na aprendizagem da resolução de problemas aditivos, fundamentados em pesquisas na área da Educação Matemática. 

Biographie de l'auteur

Jutta Cornelia Reuwsaat Justo, Universidade Luterana do Brasil

Doutora em Educação (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) e do Curso de Pedagogia da ULBRA.

Téléchargements

Publiée

2013-03-09

Comment citer

Justo, J. C. R. (2013). PROBLEMAS MATEMÁTICOS ADITIVOS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 3(2). Consulté à l’adresse https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2161

Numéro

Rubrique

ENSAIOS