TÉCNICA COMPUTACIONAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Regis Vieira ALVES

Resumo


Resumo

No presente ensaio, trazemos uma profusão de exemplos concretos de uso e exploração dos softwares Geogebra e do CAS Maple no contexto do ensino de disciplinas específicas clássicas que registramos locus acadêmico. Tais exemplos são extraídos de inúmeros trabalhos desenvolvidos no ambiente da Transição Interna do Cálculo – TINC. Os elementos encontrados e sistematizados com origem no TINC permitem a adoção de uma sistemática que visa uma transposição didática apoiada na visualização, a qual, é proporcionada pelo uso, em caráter de complementaridade, dos softwares Geogebra e o CAS Maple. Com os elementos discutidos aqui, pretendemos apontar roteiros para uma exploração didática diferenciada do formalismo indefectível adotado por autores de livros. 

COMPUTATIONAL TECHNIQUE FOR TEACHING MATHEMATICS

Abstract

In this essay, we bring several concrete examples of use and exploration of the software Geogebra and the CAS Maple in the context of teaching of specific and classical subjects that we face in academic locus. These examples are drawn from numerous works developed in the Internal Transition of Calculus - TINC. The elements discovered and systematized originating in TINC allow the adoption of a system that seeks a didactic transposition supported by the visualization, which is provided by the use, in a complementary character, of the softwares GeoGebra and the CAS Maple. With the elements discussed here, we want to point differentiated didactical itineraries of exploitation relatively to the unfailing standard formalism adopted by authors of books


Palavras-chave


Transição Interna do Cálculo, Visualização, Técnica Computacional, CAS Maple, Geogebra.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v5i2.2200

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: revista.emteia@ufpe.br