Técnica computacional para o ensino de matemática

Autor/innen

  • Francisco Regis Vieira Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado do Ceará

Schlagworte:

transição interna do cálculo, visualização, técnica computacional, CAS maple, geogebra.

Abstract

No presente ensaio, trazemos uma profusão de exemplos concretos de uso e exploração dos softwares Geogebra e do CAS Maple no contexto do ensino de disciplinas específicas clássicas que registramos locus acadêmico. Tais exemplos são extraídos de inúmeros trabalhos desenvolvidos no ambiente da Transição Interna do Cálculo – TINC. Os elementos encontrados e sistematizados com origem no TINC permitem a adoção de uma sistemática que visa uma transposição didática apoiada na visualização, a qual, é proporcionada pelo uso, em caráter de complementaridade, dos softwares GeoGebra e o CAS Maple. Com os elementos discutidos aqui, pretendemos apontar roteiros para uma exploração didática diferenciada do formalismo indefectível adotado por autores de livros.

Autor/innen-Biografie

Francisco Regis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado do Ceará

Doutor em Educação com ênfase no ênfase no Ensino Superior.

Literaturhinweise

ALVES, Francisco. R. V. Aplicações da Sequência Fedathi na promoção das categorias do raciocínio intuitivo no Cálculo a Várias Variáveis. Tese (Doutorado em Educação) –Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011, p. 353p. Disponível em: http://www.teses.ufc.br/tde_biblioteca/login.php

ALVES, Francisco R. V. Discussão da noção de integral imprópria com o auxílio do Geogebra. In: Conferência Latinoamericana de Geogebra, Montevidéu. 2012a, p. 9-18. Disponível em: http://www.geogebra.org.uy/2012/home.php. Acessado em: 18 out. 2012.

ALVES, Francisco, R. V.Uma sequência de ensino para o Teste da Hessiana. Anais do V SIPEM, Petrópolis. 2012b, p. 1-20. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/files/v_sipem/

Alves, F. R. V. Exploração de noções topológicas no contexto de do Cálculo para Análise Real com o Geogebra. GGIJSP –Jornal Internacional do Geogebra deSão Paulo, 1, 2012c, CLXV-CLXXIX. Disponível em:http://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/index.

ALVES, Francisco, R. V. A noção de integral generalizada: sua exploração apoiada natecnologia num contexto histórico. Anais do VI HTEM, São Carlos: Editora Universitária, 2013a, p. 12-45. Disponível em: https://ifce.academia.edu/RegisFrancisco

ALVES, Francisco, R. V.Situações Didáticas envolvendo a interpretação geométrica do Teorema da Função Implícita. Anais do VII Congreso de Educacion Matematica –CIBEM, v. 1. 2013b, p. 1-12.

ALVES, F. R. V. Visualizing in Polar Coordinates with Geogebra.GGIJRO -Geogebra International Journal of Romania, 2013c, p. 21-30. Disponível em:http://ggijro.wordpress.com/issues/vol-3-no-1/

ALVES, F. R. V. Exploring L ́Hospital Rule with the Geogebra.GGIJRO -Geogebra International Journal of Romania, 2013d, p. 15-20. Disponível em:http://ggijro.wordpress.com/issues/vol-3-no-1/

ALVES, F. R. V. Viewing the roots of polynomial functins in complex variable: the use of Geogebra and the CAS Maple. Acta Didatica Napoccnsia. 2013e, p. 46-58. Disponível em:http://adn.teaching.ro/

ALVES, F. R. Vieira. Registros de Representação Semiótica e a Transição Interna do Cálculo: Elementos para uma Engenharia Didática, Actas do VII Congreso de la Ensenanza de las Matemáticas, Lima: Catholic University of Peru, Plenary Conference, 2014a.

ALVES, F. R. V. Visualizing with dynamic system Geogebra: the Fundamental Theorem of Algebra -TFA and its applications. GGIJRO -Geogebra International Journal of Romania, 2014b, p. 39-50. Available in:http://ggijro1.files.wordpress.com/2014/01/art48.pdf

ALVES, F. R. V. Computational Tecnhique forTeaching Mathematics2CT M.GGIJRO -Geogebra International Journal of Romania, 2014c, p. 81-92. Disponível em:http://ggijro.wordpress.com/issues/vol-3-no-1/

ALVES, Francisco. R. V. Transição Interna do Cálculo: o caso das integrais impróprias em um parâmetro. Revista Sinergia –IFSP. v. 15, nº 2, 2014d, p. 138-148.

ARTIGUE, Michele. L ́impac curriculaire des technologies sur L ́Education Mathematique. Revista de EducaçãoMatemática e Tecnológica Iberoamericana, v.4, nº 1, 2013, p. 1-14.

ARTIGUE, M. Ingénierie didactique, In: BRUN, J. Didactiques des Mathématiques, Paris: Delachaux et Niestlé, 1996, p. 243-264.

DUVAL, Raymond. Sémiosis et Pensée Humaine: registres sémiotiques et apprentissages intellectuels, Editeur: Peter Lang, 1995.

NEEDHAM, Tristan. Visual Complex Analysis. Oxford: OxfordUniversityPress, 2000.

NETO, Alcides, L. Funções de uma variável complexa.Rio de Janeiro: SBM, 1993.

TALL, David. Drawing implicit curves. Mathematics in School, v. 15, nº 2, 1986, p. 33-37. Disponível em: http://homepages.warwick.ac.uk/staff/David.Tall/pdfs/dot1986b-implicit-fns.pdf

TALL, David. Visualizing differentials in two and three dimensions. Teaching Mathematics and its Applications. nº 11, 1992, p. 1-7. Disponível em: http://homepages.warwick.ac.uk/staff/David.Tall/pdfs/dot1992b-diffls-in-2d-3d.pdf.

Veröffentlicht

2014-12-27

Zitationsvorschlag

Alves, F. R. V. (2014). Técnica computacional para o ensino de matemática. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 5(2). Abgerufen von https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2200

Ausgabe

Rubrik

ENSAIOS