EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: uma possível integração curricular com as tecnologias educacionais

Vitor de MORAES

Resumo


Este ensaio teórico busca fazer uma reflexão às possibilidades de articulação entre Educação Matemática e Educação do Campo, abordando sua gênese nos movimentos socioterritoriais populares do Campo e sua historicidade e concepções. A Educação não é neutra e possui intencionalidades, nesse sentido a Educação do Campo ressalta os elementos políticos de classes, que estão inseridos nesse contexto de luta dos camponeses no capitalismo, modelo hegemônico de construção de sociedade e de conhecimentos. Essa abordagem explicita a integração curricular da Educação Matemática com a Educação do Campo e com as tecnologias educacionais, numa perspectiva de ser instrumento de luta dos povos do Campo, os quais terão acesso a esse conhecimento. Este artigo discute aspectos da prática do autor como professor educador de Matemática nas turmas de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus de Erechim. Conclui-se que a utilização das tecnologias educacionais na relação com as técnicas e metodologias poderá contribuir na formação de sujeitos e instigar possibilidades novas de uma vida digna e emancipada no Campo, mantendo a utopia da construção de uma sociedade democrática.

 

MATHEMATICS EDUCATION AND FIELD EDUCATION:
a possible curricular integration with educational technologies

 

Abstract

This theoretical article aims to reflect the possibilities of articulation between Mathematics Education and Field Education, considering its genesis in the popular socio-territorial movements of the field and its historicity and conceptions. Education is not neutral and has intentionality, in this sense the Field Education emphasises the political elements of classes, which is inserted in this context of field population´s fighting in capitalism, that is a hegemonic model of building society and knowledge. This approach explains the curricular integration of Mathematics Education with Field Education and educational technologies, with a view to be a fight instrument of the field populations, who will have access to this knowledge. This article discusses aspects of the author´s practice as an educator in mathematics in the Interdisciplinary Course in Rural Education, at Federal University of South Border (UFFS), Erechim Campus. We conclude that the use of educational technologies in relation to the techniques and methodologies can contribute to the formation of subjects and instigate new possibilities for a decent and emancipated life in the field, and keep the utopia of building a democratic society.

 


Palavras-chave


Educação do campo; rural education; Educação Matemática; Mathematics Education; tecnologias educacionais; Educational Technology; integração curricular; curricular integration;

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DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v5i1.2205

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ISSN 2177-9309

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