Educação matemática e educação do campo: uma possível integração curricular com as tecnologias educacionais

Autores

  • Vitor de Moraes Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Palavras-chave:

Educação do campo, rural education, Educação Matemática, Mathematics Education, tecnologias educacionais, Educational Technology, integração curricular, curricular integration,

Resumo

Este ensaio teórico busca fazer uma reflexão às possibilidades de articulação entre Educação Matemática e Educação do Campo, abordando sua gênese nos movimentos socioterritoriais populares do Campo e sua historicidade e concepções. A Educação não é neutra e possui intencionalidades, nesse sentido a Educação do Campo ressalta os elementos políticos de classes, que estão inseridos nesse contexto de luta dos camponeses no capitalismo, modelo hegemônico de construção de sociedade e de conhecimentos. Essa abordagem explicita a integração curricular da Educação Matemática com a Educação do Campo e com as tecnologias educacionais, numa perspectiva de ser instrumento de luta dos povos do Campo, os quais terão acesso a esse conhecimento. Este artigo discute aspectos da prática do autor como professor educador de Matemática nas turmas de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus de Erechim. Conclui-se que a utilização das tecnologias educacionais na relação com as técnicas e metodologias poderá contribuir na formação de sujeitos e instigar possibilidades novas de uma vida digna e emancipada no Campo, mantendo a utopia da construção de uma sociedade democrática.

Biografia do Autor

Vitor de Moraes, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Educação do Campo

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Publicado

2014-06-10

Como Citar

Moraes, V. de. (2014). Educação matemática e educação do campo: uma possível integração curricular com as tecnologias educacionais. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 5(1). Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2205