O currículo de matemática na educação de jovens e adultos Guarani
Palavras-chave:
Ethnomatematics, Indigenous Education, Youth and Adult Education, CurrEtnomatemática, Educação Indígena, Educação de Jovens e Adultos, Currículo, Teoria dos Campos Conceituais,Resumo
O objetivo deste artigo é discutir o currículo de Matemática do Programa de Escolarização nomeado Educação de Jovens e Adultos Guarani, desenvolvido em 2012 e 2013 com índios da Aldeia Sapukai, localizada no sertão do Bracuhy, Sul do estado do Rio de Janeiro. Para tanto, apresentamos os pontos de aproximação entre multiculturalismo e currículo, ideias que fundamentaram a elaboração e análise do currículo em questão. Em seguida, delineamos os princípios da Etnomatemática que defende a existência de raízes históricas e culturais para o conhecimento matemático. Por fim, descrevemos e analisamos, à luz da Teoria dos Campos Conceituais, quatro atividades que nos ajudam a desvelar o currículo deste Programa e suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem.
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