O currículo de matemática na educação de jovens e adultos Guarani

Auteurs

  • Gabriela dos Santos Barbosa Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
  • Sandra Maria Pinto Magina Universidade Estadual de Santa Cruz

Mots-clés :

Ethnomatematics, Indigenous Education, Youth and Adult Education, CurrEtnomatemática, Educação Indígena, Educação de Jovens e Adultos, Currículo, Teoria dos Campos Conceituais,

Résumé

O objetivo deste artigo é discutir o currículo de Matemática do Programa de Escolarização nomeado Educação de Jovens e Adultos Guarani, desenvolvido em 2012 e 2013 com índios da Aldeia Sapukai, localizada no sertão do Bracuhy, Sul do estado do Rio de Janeiro. Para tanto, apresentamos os pontos de aproximação entre multiculturalismo e currículo, ideias que fundamentaram a elaboração e análise do currículo em questão. Em seguida, delineamos os princípios da Etnomatemática que defende a existência de raízes históricas e culturais para o conhecimento matemático. Por fim, descrevemos e analisamos, à luz da Teoria dos Campos Conceituais, quatro atividades que nos ajudam a desvelar o currículo deste Programa e suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem.

 

Bibliographies de l'auteur

Gabriela dos Santos Barbosa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Faculdade de Educação da Baixada Fluminense

PhD em Educação MatemáticaProfessora daUERJ/FEBF

Sandra Maria Pinto Magina, Universidade Estadual de Santa Cruz

PhD em Educação MatemáticaProfessora da UESC

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Publiée

2014-06-09

Comment citer

Barbosa, G. dos S., & Magina, S. M. P. (2014). O currículo de matemática na educação de jovens e adultos Guarani. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 5(1). Consulté à l’adresse https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2215

Numéro

Rubrique

ARTIGOS - EDIÇÃO TEMÁTICA - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA