JOGO SOMA 10: fatos fundamentais e cálculo mental

Daniel Moreira dos Santos, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner

Resumo


O presente artigo é resultado de um experimento de ensino realizado em fevereiro de 2012 em uma turma de 4º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Vitória/Espírito Santo. Durante o mês acompanhamos o trabalho da professora regente com atividades envolvendo cálculo mental e algorítmico. No último encontro de fevereiro, procuramos verificar de que forma o jogo computacional Soma 10 contribuiu para o desenvolvimento de estratégias de cálculo mental em alunos com maior e menor repertório memorizado de fatos fundamentais de adição e subtração. Trazemos no texto algumas reflexões pertinentes à temática, apresentamos as características principais do jogo Soma 10 e relatamos os procedimentos de coleta e análise dos dados à luz dos autores abordados. Conforme nossa análise dos dados coletados, o Soma 10 se utilizado rotineiramente pode estimular a automatização e a memorização de fatos fundamentais em alunos que já tenham construídas as ideias de adição e subtração. 


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DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v4i2.2232

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ISSN 2177-9309

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