Jogo Soma 10: fatos fundamentais e cálculo mental

Autores/as

  • Daniel Moreira dos Santos UFES
  • Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner UFRJ/UFES

Palabras clave:

memorização, fatos fundamentais, adição, subtração, jogo Soma 10

Resumen

O presente artigo é resultado de um experimento de ensino realizado em fevereiro de 2012 em uma turma de 4º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Vitória/Espírito Santo. Durante o mês acompanhamos o trabalho da professora regente com atividades envolvendo cálculo mental e algorítmico. No último encontro de fevereiro, procuramos verificar de que forma o jogo computacional Soma 10 contribuiu para o desenvolvimento de estratégias de cálculo mental em alunos com maior e menor repertório memorizado de fatos fundamentais de adição e subtração. Trazemos no texto algumas reflexões pertinentes à temática, apresentamos as características principais do jogo Soma 10 e relatamos os procedimentos de coleta e análise dos dados à luz dos autores abordados. Conforme nossa análise dos dados coletados, o Soma 10 se utilizado rotineiramente pode estimular a automatização e a memorização de fatos fundamentais em alunos que já tenham construídas as ideias de adição e subtração. 

Biografía del autor/a

Daniel Moreira dos Santos, UFES

Mestrando em Educação (Linguagem Matemática) pela Universidade Federal do Espírito Santo/UFES (2012), graduado em Licenciatura plena em Matemática (2011) pela UFES, técnico em Informática (2006) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo - CEFETES. Membro do Grupo de Estudos em Educação Matemática do Espírito Santo (Geem/ES-Ufes). Atuou como professor DT da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo. Tem experiência em desenvolvimento de jogos computacionais para o ensino de Matemática (Matemática Divertida - http://matdivertida.mygamesonline.org).

Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner, UFRJ/UFES

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e doutorado em Educação Matemática - Indiana University (1993). Atualmente é professor colaborador da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Ensino Aprendizagem e Avaliação, atuando principalmente nos seguintes temas: metacognição, formação continuada de professores, concepções, avaliação, investigação da prática, frações e números.

Citas

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Publicado

2013-12-07

Cómo citar

Santos, D. M. dos, & Santos-Wagner, V. M. P. dos. (2013). Jogo Soma 10: fatos fundamentais e cálculo mental. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 4(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2232

Número

Sección

ARTIGOS