Um cenário sobre pesquisas brasileiras que apresentam como abordagem teórica os registros de representação semiótica

Autores

  • Fernanda Aparecida Ferreira Universidade Cruzeiro do Sul
  • Cintia Aparecida Bento dos Santos Universidade Cruzeiro do Sul
  • Edda Curi Universidade Cruzeiro do Sul

Palavras-chave:

educação matemática, estado da arte, registros de representação semiótica, mapeamento de pesquisas, análise de pesquisas

Resumo

Este artigo objetiva evidenciar um mapeamento e uma análise de pesquisas realizadas na área de Educação Matemática no Brasil nos últimos dez anos que tiveram como principal aporte teórico os registros de representação semiótica. Nossa análise baseia-se na pesquisa do tipo Estado da Arte, pois estas pesquisas tem caráter bibliográfico e permitem discutir certa produção acadêmica em diferentes campos do conhecimento. A coleta de dados foi realizada a partir do banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. O período de busca compreendeu os anos de 2002 a 2012, na qual encontramos 80 pesquisas (dissertações e teses) com as características procuradas. Com base no material coletado, analisamos títulos, resumos e, em alguns casos, realizamos a leitura “panorâmica” da pesquisa na busca de informações mais detalhadas. Para categorização e organização dos dados levantados consideramos como parâmetro de organização os focos temáticos das pesquisas, estes, encontrados por convergência. Ao final, os focos temáticos (categorias) e os sub-focos (sub-categorias) nos revelaram um panorama geral sobre como o uso da teoria dos registros de representação semiótica em pesquisas na área de Educação Matemática vem sendo abordada nos últimos dez anos no Brasil.

Referências

COLOMBO, J. A. A.; FLORES, C. R.; MORETTI, M. T. Registros de representação semiótica nas pesquisas brasileiras em Educação Matemática: pontuando tendências. Zetetiké, Campinas-SP, 16(29), p. 41-72, 2008.

DUVAL, R. Écarts sémantiques et cohérence mathématique: introduction aux problèmes de congruence. Annales de Didactique et de Sciences Cognitives, v. 1, IREM de Strasbourg, 1988, p. 7-25.

DUVAL, R. Registres de representation sémiotique e fonctionnement cognitif de la pensée. Annales de Didactique et de Sciences Gognitives. Strasbourg, IREM-ULP, França, v. 5, 1993, p. 37-64.

DUVAL, R. Semiósis e pensamento humano: registros semióticos e aprendizagens intelectuais(L. F. Levy e M. R. A. Silveira, Trad.). São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.

FERREIRA, F. A.Demonstrações em geometria euclidiana: o uso da sequência didática como recurso metodológico para seu ensino. 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC- MINAS), Belo Horizonte, 2008.

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas estado da arte. Educação &Sociedade, Campinas-SP, 23(79), 2002, p. 257-272.

FIORENTINI, D. Rumos da pesquisa brasileira em educação matemática. 1994. Tese (Doutorado em Educação). Unicamp, Campinas, 1994.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS. R. T. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte” em educação. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v.6, n. 19, set/dez/2006.

Downloads

Publicado

2013-11-18

Como Citar

Ferreira, F. A., dos Santos, C. A. B., & Curi, E. (2013). Um cenário sobre pesquisas brasileiras que apresentam como abordagem teórica os registros de representação semiótica. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 4(2). Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2235

Edição

Seção

ARTIGOS