Laboratórios para o ensino de matemática, uma metáfora produtiva

Autores

  • Luc Trouche Institut français de l’éducation – Lyon – França

Palavras-chave:

laboratório de ensino de matemática, trabalho coletivo dos professores, ferramentas para a prática, ensino e aprendizagem da matemática

Resumo

A metáfora dos “laboratórios” para fazer e aprender matemática aparece na história quando queremos renovar, desenvolver esse ensino. A conferência mostrará a evolução desta metáfora, desde a criação do ICME (1908). Os laboratórios de matemática são sempre apresentados em relação aos instrumentos que contêm, por isso a evolução da metáfora acompanha a evolução desses instrumentos. Mostramos neste artigo como a evolução dos ambientes tecnológicos possibilita conceber, no espaço da aula de matemática “comum”, momentos da vida de um laboratório de matemática, para depois ampliar, remotamente, esses laboratórios. Mostra-se também que o desenvolvimento de laboratórios de matemática para alunos pressupõe o desenvolvimento de laboratórios de matemática para professores. Este ponto de vista será baseado na experiência francesa de uma associação de professores que projetam recursos online, Sésamath. Deduzimos a necessidade de novas abordagens teóricas que articulem o desenho de recursos, a evolução das práticas e o desenvolvimento profissional e combinem aspectos individuais e coletivos do trabalho dos professores.

Referências

ANICHINI, G.; ARZARELLO, F.; CIARRAPICO, L.;ROBUTTI, O. Matematica 2001. La matematica per il cittadino. Attività didattiche e prove diverifica per un nuovo curricolo di Matematica. LUCCA: Matteoni Stampatore, 2003.

ARCAVI, A.;HADAS, N. Computer mediated learning, an example of an approach, International Journal of Computers for Mathematical Learning, 5, 25-45, 2000.

BARBEAU, E.;TAYLOR, P. J. Challenging mathematics in and beyond the classroom: the 16th ICMI study. New York: Springer, 2008.

BOREL, E. Les exercices pratiques de mathématiques dans l’enseignement secondaire, 1904, http://smf.emath.fr/Publications/Gazette/2002/93/smf_gazette_93_47-64.pdf

FORT, M. Rapport sur l’expérimentation d’une épreuve pratique de mathématiques au bacS, MEN, 2007, http://educmath.inrp.fr/Educmath/en-debat/epreuvepratique/rapportep

GUEUDET, G.;TROUCHE, L. Towards new documentation systems for mathematics teachers? Educational Studies in Mathematics, 71(3), 199-218, 2009, http://springerlink.metapress.com/content/6600hx1254664n74/

HOYLES, C.; KALAS, I.; TROUCHE, L.; HIVON, L.; NOSS, R.; WILENSKI, U.Connectivityand Virtual Networks for Learning, In C. HOYLES;J.-B. LAGRANGE (eds.), Mathematical Education and Digital Technologies:Rethinking the terrain 439-462, New York: Springer, 2009.

ICMI, Les tendances modernes de l’enseignement des mathématiques, L’enseignement mathématiques, 10, 454-456, 1908, http://www.unige.ch/math/EnsMath

KAHANE, J.-P. (dir.) Informatique et enseignement des mathématiques, 2001 http://smf.emath.fr/Enseignement/CommissionKahane/RapportInfoMath/RapportInfoM ath.pdf

MASCHIETO, M.;TROUCHE, L. Mathematics learning and tools from theoretical, historical and practical points of view: the productive notion of mathematics laboratories. ZDM –The International Journal on Mathematics Education, 42(1), 33-47, (2010), http://www.springerlink.com/content/48045470220u4073/

Ministère de l’Education Nationale (MEN), L’épreuve pratique du baccalauréat de la série scientifique, 2007, http://eduscol.education.fr/D1115/epr_pratique_presentation.htm

TRGALOVA, J.; JAHN, A.P;SOURY-LAVERGNE, S. Quality process for dynamic geometry resources: the Intergeoproject, in V. Durand-Guerrier; S. Soury-Lavergne;F. Arzarello, Proceedings of CERME 6, 1161-1170, INRP, 2009, http://www.inrp.fr/editions/editions-electroniques/cerme6/working-group-7

TROUCHE, L.;DRIJVERS, P., Handheld technology for mathematics education: flashback into the future.ZDM, The International Journal on Mathematics Education, 42(7), 667-681, 2010, http://www.springerlink.com/content/68n07260752h5260/

Publicado

2016-12-13

Como Citar

Trouche, L. (2016). Laboratórios para o ensino de matemática, uma metáfora produtiva. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 7(2). Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2278

Edição

Seção

ENSAIOS