Laboratórios para o ensino de matemática, uma metáfora produtiva
Mots-clés :
laboratório de ensino de matemática, trabalho coletivo dos professores, ferramentas para a prática, ensino e aprendizagem da matemáticaRésumé
A metáfora dos “laboratórios” para fazer e aprender matemática aparece na história quando queremos renovar, desenvolver esse ensino. A conferência mostrará a evolução desta metáfora, desde a criação do ICME (1908). Os laboratórios de matemática são sempre apresentados em relação aos instrumentos que contêm, por isso a evolução da metáfora acompanha a evolução desses instrumentos. Mostramos neste artigo como a evolução dos ambientes tecnológicos possibilita conceber, no espaço da aula de matemática “comum”, momentos da vida de um laboratório de matemática, para depois ampliar, remotamente, esses laboratórios. Mostra-se também que o desenvolvimento de laboratórios de matemática para alunos pressupõe o desenvolvimento de laboratórios de matemática para professores. Este ponto de vista será baseado na experiência francesa de uma associação de professores que projetam recursos online, Sésamath. Deduzimos a necessidade de novas abordagens teóricas que articulem o desenho de recursos, a evolução das práticas e o desenvolvimento profissional e combinem aspectos individuais e coletivos do trabalho dos professores.Références
ANICHINI, G.; ARZARELLO, F.; CIARRAPICO, L.;ROBUTTI, O. Matematica 2001. La matematica per il cittadino. Attività didattiche e prove diverifica per un nuovo curricolo di Matematica. LUCCA: Matteoni Stampatore, 2003.
ARCAVI, A.;HADAS, N. Computer mediated learning, an example of an approach, International Journal of Computers for Mathematical Learning, 5, 25-45, 2000.
BARBEAU, E.;TAYLOR, P. J. Challenging mathematics in and beyond the classroom: the 16th ICMI study. New York: Springer, 2008.
BOREL, E. Les exercices pratiques de mathématiques dans l’enseignement secondaire, 1904, http://smf.emath.fr/Publications/Gazette/2002/93/smf_gazette_93_47-64.pdf
FORT, M. Rapport sur l’expérimentation d’une épreuve pratique de mathématiques au bacS, MEN, 2007, http://educmath.inrp.fr/Educmath/en-debat/epreuvepratique/rapportep
GUEUDET, G.;TROUCHE, L. Towards new documentation systems for mathematics teachers? Educational Studies in Mathematics, 71(3), 199-218, 2009, http://springerlink.metapress.com/content/6600hx1254664n74/
HOYLES, C.; KALAS, I.; TROUCHE, L.; HIVON, L.; NOSS, R.; WILENSKI, U.Connectivityand Virtual Networks for Learning, In C. HOYLES;J.-B. LAGRANGE (eds.), Mathematical Education and Digital Technologies:Rethinking the terrain 439-462, New York: Springer, 2009.
ICMI, Les tendances modernes de l’enseignement des mathématiques, L’enseignement mathématiques, 10, 454-456, 1908, http://www.unige.ch/math/EnsMath
KAHANE, J.-P. (dir.) Informatique et enseignement des mathématiques, 2001 http://smf.emath.fr/Enseignement/CommissionKahane/RapportInfoMath/RapportInfoM ath.pdf
MASCHIETO, M.;TROUCHE, L. Mathematics learning and tools from theoretical, historical and practical points of view: the productive notion of mathematics laboratories. ZDM –The International Journal on Mathematics Education, 42(1), 33-47, (2010), http://www.springerlink.com/content/48045470220u4073/
Ministère de l’Education Nationale (MEN), L’épreuve pratique du baccalauréat de la série scientifique, 2007, http://eduscol.education.fr/D1115/epr_pratique_presentation.htm
TRGALOVA, J.; JAHN, A.P;SOURY-LAVERGNE, S. Quality process for dynamic geometry resources: the Intergeoproject, in V. Durand-Guerrier; S. Soury-Lavergne;F. Arzarello, Proceedings of CERME 6, 1161-1170, INRP, 2009, http://www.inrp.fr/editions/editions-electroniques/cerme6/working-group-7
TROUCHE, L.;DRIJVERS, P., Handheld technology for mathematics education: flashback into the future.ZDM, The International Journal on Mathematics Education, 42(7), 667-681, 2010, http://www.springerlink.com/content/68n07260752h5260/
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.

