Cenários e desafios da Educação Matemática: da investigação à sala de aula

Gilda Lisbôa Guimarães, Rosinalda Teles, Marilene Rosa dos Santos

Resumo


Este artigo teve por objetivo analisar a produção cientifica apresentada no VII Encontro Pernambucano de Educação Matemática (EPEM), evidenciando o cenário atual e os desafios que ainda precisam ser enfrentados pela Educação Matemática. Para isso, realizamos um estado da arte relativo aos trabalhados publicados nos Anais desse evento. A partir dos eixos temáticos identificamos a filiação institucional dos autores e suas formações acadêmicas, bem como uma síntese dos objetivos, sujeitos envolvidos, bases teóricas utilizadas, método e principais resultados. Evidenciamos um cenário promissor em relação à participação de graduandos, professores da educação básica e pesquisadores de diversas instituições e áreas do conhecimento. Os desafios mais relevantes são oportunizar estudos que possam contribuir com professores e alunos da Educação Infantil e comunidades indígenas e quilombolas, refletir sobre a necessidade de estudos em áreas ainda pouco investigadas como álgebra, estatística e probabilidade nos diversos níveis de ensino.


Palavras-chave


Estado da arte, Encontro Pernambucano de Educação Matemática, formação de professor, pesquisa

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v9i1.236466

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: revista.emteia@ufpe.br