Cenários e desafios da Educação Matemática: da investigação à sala de aula

Autori

  • Gilda Lisbôa Guimarães Universidade Federal de Pernambuco
  • Rosinalda Teles Universidade Federal de Pernambuco
  • Marilene Rosa dos Santos Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.36397/emteia.v9i1.236466

Parole chiave:

estado da arte, Encontro Pernambucano de Educação Matemática, formação de professor, pesquisa

Abstract

Este artigo teve por objetivo analisar a produção cientifica apresentada no VII Encontro Pernambucano de Educação Matemática (EPEM), evidenciando o cenário atual e os desafios que ainda precisam ser enfrentados pela Educação Matemática. Para isso, realizamos um estado da arte relativo aos trabalhados publicados nos Anais desse evento. A partir dos eixos temáticos identificamos a filiação institucional dos autores e suas formações acadêmicas, bem como uma síntese dos objetivos, sujeitos envolvidos, bases teóricas utilizadas, método e principais resultados. Evidenciamos um cenário promissor em relação à participação de graduandos, professores da educação básica e pesquisadores de diversas instituições e áreas do conhecimento. Os desafios mais relevantes são oportunizar estudos que possam contribuir com professores e alunos da Educação Infantil e comunidades indígenas e quilombolas, refletir sobre a necessidade de estudos em áreas ainda pouco investigadas como álgebra, estatística e probabilidade nos diversos níveis de ensino.

Biografie autore

Gilda Lisbôa Guimarães, Universidade Federal de Pernambuco

EDUMATEC - Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e TecnológicaCentro de EducaçãoUniversidade Federal de Pernambuco

Rosinalda Teles, Universidade Federal de Pernambuco

Docente da UFPE/Em Colaboração Técnica na UAG/UFRPEPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATECDiretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Pernambuco  (Gestão 2017-2020)

Marilene Rosa dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Docente da UPE e doPrograma de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EdumatecCentro de EducaçãoUniversidade Federal de Pernambuco

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Pubblicato

2018-06-16

Come citare

Guimarães, G. L., Teles, R., & Santos, M. R. dos. (2018). Cenários e desafios da Educação Matemática: da investigação à sala de aula. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 9(1). https://doi.org/10.36397/emteia.v9i1.236466

Fascicolo

Sezione

Cenários e desafios da Educação Matemática: da investigação à sala de aula