Ciclos de codificação e o software Atlas ti: uma parceria criativa para análise de dados qualitativos em pesquisas sobre o uso das tecnologias digitais no campo da Educação

Dagmar Heil Pocrifka, Ana Beatriz Gomes Carvalho

Resumo


A nossa experiência com a pesquisa sobre o uso das tecnologias digitais na Educação mostra que temos hoje uma diversidade de abordagens, meios, mídias, dispositivos, modelos, estratégias, entre outros elementos que refletem a complexidade de uma sociedade imersa na cultura digital com um ritmo frenético de consumo de equipamento, software, gaget, app etc. Encontramos um elemento interessante quando mapeamos os trabalhos publicados sobre o tema: é bastante comum encontrarmos relatos dos autores de dissertações e teses sobre as dificuldades com os instrumentos de coleta de dados ou com as escolhas metodológicas para a realização do trabalho. Os resultados também traduzem algumas limitações que indicam a dificuldade em percorrer novos caminhos para compreender a totalidade dos fenômenos observados em contextos tão diferentes e complexos que exigem uma releitura das opções metodológicas mais frequentemente utilizadas.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: sergio.abranches@gmail.com