Ciclos de codificação e o software Atlas ti: uma parceria criativa para análise de dados qualitativos em pesquisas sobre o uso das tecnologias digitais no campo da Educação

Auteurs-es

  • Dagmar Heil Pocrifka Bley Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Beatriz Gomes Carvalho Universidade Federal de Pernambuco

DOI :

https://doi.org/10.36397/emteia.v10i1.240016

Résumé

A nossa experiência com a pesquisa sobre o uso das tecnologias digitais na Educação mostra que temos hoje uma diversidade de abordagens, meios, mídias, dispositivos, modelos, estratégias, entre outros elementos que refletem a complexidade de uma sociedade imersa na cultura digital com um ritmo frenético de consumo de equipamento, software, gaget, app etc. Encontramos um elemento interessante quando mapeamos os trabalhos publicados sobre o tema: é bastante comum encontrarmos relatos dos autores de dissertações e teses sobre as dificuldades com os instrumentos de coleta de dados ou com as escolhas metodológicas para a realização do trabalho. Os resultados também traduzem algumas limitações que indicam a dificuldade em percorrer novos caminhos para compreender a totalidade dos fenômenos observados em contextos tão diferentes e complexos que exigem uma releitura das opções metodológicas mais frequentemente utilizadas.

Références

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa:Edições 70, 2010. 280 p.

CRESWELL, J. W.Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2013. 342 p.

GIBBS, G.Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.198 p.

MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

OLABUENAGA, J.I. R.; ISPIZUA, M.A. La descodificaciónde la vida cotidiana: métodosde investigacióncualitativa. Bilbao:Universidad de Deusto, 1989. 157 p.

SALDAÑA, J. The Coding Manual for QualitativeResearchers. London: Sage, 2013. 306p.

VOSGERAU, D. S. R.;POCRIFKA, D. H.;SIMONIAN, M. Associação entre a técnica de análise de conteúdo e os ciclos de codificação: possibilidades a partir do uso de software de análise qualitativa de dados. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação. Porto, nº 19, pp.93-106, set.2016. Disponível em:http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952016000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 5 mar.2018.

Téléchargements

Publié-e

2019-04-22

Comment citer

Bley, D. H. P., & Carvalho, A. B. G. (2019). Ciclos de codificação e o software Atlas ti: uma parceria criativa para análise de dados qualitativos em pesquisas sobre o uso das tecnologias digitais no campo da Educação. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 10(1). https://doi.org/10.36397/emteia.v10i1.240016

Numéro

Rubrique

Narrativas Digitais na Educação: Contribuições da Cultura da Convergência