Ciclos de codificação e o software Atlas ti: uma parceria criativa para análise de dados qualitativos em pesquisas sobre o uso das tecnologias digitais no campo da Educação
DOI:
https://doi.org/10.36397/emteia.v10i1.240016Abstract
A nossa experiência com a pesquisa sobre o uso das tecnologias digitais na Educação mostra que temos hoje uma diversidade de abordagens, meios, mídias, dispositivos, modelos, estratégias, entre outros elementos que refletem a complexidade de uma sociedade imersa na cultura digital com um ritmo frenético de consumo de equipamento, software, gaget, app etc. Encontramos um elemento interessante quando mapeamos os trabalhos publicados sobre o tema: é bastante comum encontrarmos relatos dos autores de dissertações e teses sobre as dificuldades com os instrumentos de coleta de dados ou com as escolhas metodológicas para a realização do trabalho. Os resultados também traduzem algumas limitações que indicam a dificuldade em percorrer novos caminhos para compreender a totalidade dos fenômenos observados em contextos tão diferentes e complexos que exigem uma releitura das opções metodológicas mais frequentemente utilizadas.
Literaturhinweise
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa:Edições 70, 2010. 280 p.
CRESWELL, J. W.Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2013. 342 p.
GIBBS, G.Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.198 p.
MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
OLABUENAGA, J.I. R.; ISPIZUA, M.A. La descodificaciónde la vida cotidiana: métodosde investigacióncualitativa. Bilbao:Universidad de Deusto, 1989. 157 p.
SALDAÑA, J. The Coding Manual for QualitativeResearchers. London: Sage, 2013. 306p.
VOSGERAU, D. S. R.;POCRIFKA, D. H.;SIMONIAN, M. Associação entre a técnica de análise de conteúdo e os ciclos de codificação: possibilidades a partir do uso de software de análise qualitativa de dados. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação. Porto, nº 19, pp.93-106, set.2016. Disponível em:http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952016000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 5 mar.2018.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.