Ensino de Estatística no Ensino Médio: uma proposta interdisciplinar entre matemática e educação física

Felipe Antonio Machado Fagundes Gonçalves, Guataçara dos Santos Junior, Caroline Subirá Pereira, Cristiane de Fatima Budek Dias

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições de uma Sequência de Ensino interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Matemática e Educação Física, para o ensino e a aprendizagem de Estatística no Ensino Médio. A Sequência de Ensino foi aplicada em uma escola da rede pública estadual do Paraná. Os dados foram obtidos com a construção de um diário de campo do pesquisador, textos de opinião da professora de Matemática e do professor de Educação Física envolvidos nas atividades e materiais produzidos pelos alunos.  Para a análise dos dados, utilizou-se a metodologia da Análise Textual Discursiva. Constatou-se como resultados que os alunos possuem dificuldades com conteúdos básicos de Estatística. Entretanto, foi possível observar que uma proposta de trabalho pautada na interdisciplinaridade contribui para o ensino e a aprendizagem de ambas as disciplinas envolvidas. Foi possível observar, ainda, que a prática interdisciplinar causa mais interesse e engajamento nos alunos. Os professores participantes da pesquisa consideraram que a interdisciplinaridade pode concretizar-se no modelo de ensino atual, porém necessita de uma mudança na postura do professor.


Palavras-chave


Interdisciplinaridade. Ensino de Estatística; Ensino Médio; Matemática; Educação Física.

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DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v10i3.241150

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