Ensino de estatística no Ensino Médio: uma proposta interdisciplinar entre matemática e educação física
DOI:
https://doi.org/10.36397/emteia.v10i3.241150Parole chiave:
interdisciplinaridade, ensino de estatística, ensino médio, matemática, educação físicaAbstract
Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições de uma Sequência de Ensino interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Matemática e Educação Física, para o ensino e a aprendizagem de Estatística no Ensino Médio. A Sequência de Ensino foi aplicada em uma escola da rede pública estadual do Paraná. Os dados foram obtidos com a construção de um diário de campo do pesquisador, textos de opinião da professora de Matemática e do professor de Educação Física envolvidos nas atividades e materiais produzidos pelos alunos. Para a análise dos dados, utilizou-se a metodologia da Análise Textual Discursiva. Constatou-se como resultados que os alunos possuem dificuldades com conteúdos básicos de Estatística. Entretanto, foi possível observar que uma proposta de trabalho pautada na interdisciplinaridade contribui para o ensino e a aprendizagem de ambas as disciplinas envolvidas. Foi possível observar, ainda, que a prática interdisciplinar causa mais interesse e engajamento nos alunos. Os professores participantes da pesquisa consideraram que a interdisciplinaridade pode concretizar-se no modelo de ensino atual, porém necessita de uma mudança na postura do professor.
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