Formulação de problemas no campo conceitual multiplicativo: uma proposta para o ensino de multiplicação e divisão no eixo de produto de medidas
DOI:
https://doi.org/10.36397/emteia.v10i3.242027Palavras-chave:
formulação de problemas, campo conceitual multiplicativo, produto de medidas, combinação, engenharia didáticaResumo
Neste artigo, é analisada uma proposta de Formulação de Problemas, intitulada “Um passeio a lanchonete”, que pode contribuir para o ensino de multiplicação e divisão, inseridos no Campo Conceitual Multiplicativo. Validada em uma pesquisa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, de natureza qualitativa e seguindo a abordagem metodológica da Engenharia Didática, buscou oportunizar aos estudantes uma experiência no eixo do Produto de Medidas, em especial, na classe de problemas de combinação. Os resultados apontaram que a proposta é potencialmente educativa para ensino dessas operações matemáticas, no que possibilitou a formulação de problemas que carregaram motivações e interesses, próprios dos estudantes, para a aprendizagem matemática.
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