Formulação de Problemas no Campo Conceitual Multiplicativo: uma proposta para o ensino de multiplicação e divisão no eixo de produto de medidas

Renan Oliveira Altoé, Rony Cláudio de Oliveira Freitas

Resumo


Neste artigo, é analisada uma proposta de Formulação de Problemas, intitulada “Um passeio a lanchonete”, que pode contribuir para o ensino de multiplicação e divisão, inseridos no Campo Conceitual Multiplicativo. Validada em uma pesquisa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, de natureza qualitativa e seguindo a abordagem metodológica da Engenharia Didática, buscou oportunizar aos estudantes uma experiência no eixo do Produto de Medidas, em especial, na classe de problemas de combinação. Os resultados apontaram que a proposta é potencialmente educativa para ensino dessas operações matemáticas, no que possibilitou a formulação de problemas que carregaram motivações e interesses, próprios dos estudantes, para a aprendizagem matemática.


Palavras-chave


Formulação de problemas; Campo conceitual multiplicativo; Produto de medidas; Combinação; Engenharia didática.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v10i3.242027

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: revista.emteia@ufpe.br