Formulação de problemas no campo conceitual multiplicativo: uma proposta para o ensino de multiplicação e divisão no eixo de produto de medidas

Autores/as

  • Renan Oliveira Altoé Centro Educacional São Camilo
  • Rony Cláudio de Oliveira Freitas Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36397/emteia.v10i3.242027

Palabras clave:

formulação de problemas, campo conceitual multiplicativo, produto de medidas, combinação, engenharia didática

Resumen

Neste artigo, é analisada uma proposta de Formulação de Problemas, intitulada “Um passeio a lanchonete”, que pode contribuir para o ensino de multiplicação e divisão, inseridos no Campo Conceitual Multiplicativo. Validada em uma pesquisa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, de natureza qualitativa e seguindo a abordagem metodológica da Engenharia Didática, buscou oportunizar aos estudantes uma experiência no eixo do Produto de Medidas, em especial, na classe de problemas de combinação. Os resultados apontaram que a proposta é potencialmente educativa para ensino dessas operações matemáticas, no que possibilitou a formulação de problemas que carregaram motivações e interesses, próprios dos estudantes, para a aprendizagem matemática.

Biografía del autor/a

Renan Oliveira Altoé, Centro Educacional São Camilo

Mestre em Educação em Ciências e Matemática

Rony Cláudio de Oliveira Freitas, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação

Citas

ALMOULOUD, S. A.; COUTINHO, C. D. Q. E. S. Engenharia Didática: características eseus usos em trabalhos apresentados no GT-19/ANPEd. Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 3, n. 1, p. 62-77, 2008.

ALTOÉ, R. O. Formulação de problemas do campo conceitual multiplicativo no ensino fundamental:uma prática inserida na metodologia de resolução de problemas. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) -Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017.

ALTOÉ, R. O.; FREITAS, R. C. O. Formulação de Problemas:multiplicação e divisão. Vitória: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, 23 p. 2017.

ARTIGUE, M. Engenharia Didática. In: ARTIGUE, M. Didática das Matemáticas. Trad. Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, 1996, p. 193-217.

BOAVIDA, A. M. R. et al. A Experiência Matemática no Ensino Básico. In: Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Lisboa/PT, p. 27-30, 2008.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular:Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

CHICA, C. H. Por que formular problemas? In: CHICA, C. H. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. reimp. São Paulo: Artmed, p. 151-173, 2001.

D’AMORE, B. Il problema di matematica nella pratica didattica. Modena: Digital Docet, 2014.

DANTE, L. R. Formulação e resolução de problemas de matemática: teoria e prática. São Paulo: Ática, 2009.

GONTIJO, C. H. Relações entre criatividade, criatividade em matemática e motivação em matemática de alunos do ensino médio. 2007. Tese (Doutorado em Psicologia) –Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

MEDEIROS, K. M.; SANTIAGO, M. S. Formulação e resolução de problemas matemáticos na sala de aula: explicitando o intertexto. In: XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática. Braga: APM & CIEd da Universidade de Minho, p. 583-585, 2013.

MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. 2. ed. ampl. reimpr. São Paulo: E.P.U, 2015.

NCTM. Professional Standards: for School Mathematics. Reston, VA: National Council of Teachers of Mathematics, 1991.

PAIS, L. C. Didática da matemática: uma análise da influência francesa. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

PINHEIRO, S. A criatividade na resolução e formulação de problemas: uma experiência didática numa turma do 5º ano de escolaridade. 2013. 217f. Dissertação (Mestrado em Educação) –Programa de Especialidade em Didática da Matemática e das Ciências. Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Viana de Castelo/PT, 2013.

SILVER, E. A. On mathematical problem posing. For the Learning of Mathematical. v. 14, n. 1, p. 19-28, 1994.

SOLÉ, I. Disponibilidade para a aprendizagem e sentido da aprendizagem. In: COLL, C. et al. O construtivismo na sala de aula. Tradução de Claúdia Schilling. 6. ed. São Paulo: Ática, p. 29-55, 2009.

VERGNAUD, G. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino de matemática na escola elementar. Trad. Maria Lucia Faria Moro. 3. ed. rev. Curitiba: Ed. da UFPR, 2014.

VILA, A.; CALLEJO, M. L. Matemática para aprender a pensar: o papel das crenças na resolução de problemas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

Publicado

2019-12-13

Cómo citar

Altoé, R. O., & Freitas, R. C. de O. (2019). Formulação de problemas no campo conceitual multiplicativo: uma proposta para o ensino de multiplicação e divisão no eixo de produto de medidas. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 10(3). https://doi.org/10.36397/emteia.v10i3.242027

Número

Sección

ARTIGOS