Educação Matemática e suas articulações com a tecnociência: um estudo do currículo escolar do Ensino Técnico Agrícola

Neila de Toledo e Toledo

Resumo


O artigo é fruto de uma investigação desenvolvida com o propósito de examinar os efeitos do discurso da tecnociência presentes na educação matemática praticada na disciplina de Matemática e nas disciplinas técnicas do curso Técnico em Agropecuária do IFRS-Sertão. Os aportes teóricos que dão sustentação a analítica empreendida no trabalho advêm, principalmente das noções de Michel Foucault e seus comentadores. O material de pesquisa foi produzido a partir de entrevistas com egressos do curso - da década de 1980 e da atualidade - documentos institucionais e materiais escolares (cadernos e avaliações da disciplina de Matemática dos dois momentos estudados. A análise desse material mostrou que: nas últimas três décadas, a lista de conteúdos da disciplina de Matemática não se alterou, a educação matemática da disciplina Matemática manteve sua abordagem abstrata e formal, e a educação matemática presente nas disciplinas técnicas alinhou-se com o discurso da tecnociência, incluindo recursos tecnológicos.


Palavras-chave


Educação Matemática, Currículo, Curso Técnico Agrícola, Tecnociência, Matemática.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v11i3.244411

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: revista.emteia@ufpe.br