Educação matemática e suas articulações com a tecnociência: um estudo do currículo escolar do ensino técnico agrícola
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2020.244411Palavras-chave:
educação matemática, currículo, curso técnico agrícola, tecnociência, matemáticaResumo
O artigo é fruto de uma investigação desenvolvida com o propósito de examinar os efeitos do discurso da tecnociência presentes na educação matemática praticada na disciplina de Matemática e nas disciplinas técnicas do curso Técnico em Agropecuária do IFRS-Sertão. Os aportes teóricos que dão sustentação a analítica empreendida no trabalho advêm, principalmente das noções de Michel Foucault e seus comentadores. O material de pesquisa foi produzido a partir de entrevistas com egressos do curso - da década de 1980 e da atualidade - documentos institucionais e materiais escolares (cadernos e avaliações da disciplina de Matemática dos dois momentos estudados. A análise desse material mostrou que: nas últimas três décadas, a lista de conteúdos da disciplina de Matemática não se alterou, a educação matemática da disciplina Matemática manteve sua abordagem abstrata e formal, e a educação matemática presente nas disciplinas técnicas alinhou-se com o discurso da tecnociência, incluindo recursos tecnológicos.
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