Apropriação do conceito de função a partir de histórias virtuais: relações entre cotidiano, pensamento empírico e pensamento conceitual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.246401

Palavras-chave:

conceito de função, pensamento empírico, pensamento conceitual, cotidiano, apropriação

Resumo

O artigo discute o processo de apropriação do conceito de função através das relações entre o desenvolvimento do pensamento conceitual, o pensamento empírico e o cotidiano por meio de histórias virtuais. Para tanto, foi feita uma pesquisa qualitativa, fundamentada nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, com uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola situada na cidade de Salvador, Bahia. A categoria encontrada como resultado aponta que o professor deve ter, desde o início do processo de ensino, o objetivo de desenvolver nos alunos o pensamento teórico para melhor compreender e elaborar conceitos, mas nem sempre as situações cotidianas contribuem na elaboração de tais conceitos.

Biografia do Autor

Helen Nogueira Messeder, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências

Hélio da Silva Messeder Neto, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências

Edilson Fortuna de Moradillo, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências

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Publicado

2021-05-06

Como Citar

Messeder, H. N., Messeder Neto, H. da S., & Moradillo, E. F. de. (2021). Apropriação do conceito de função a partir de histórias virtuais: relações entre cotidiano, pensamento empírico e pensamento conceitual. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 12(1). https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.246401

Edição

Seção

ARTIGOS