Apropriação do conceito de função a partir de histórias virtuais: relações entre cotidiano, pensamento empírico e pensamento conceitual

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.246401

Schlagworte:

conceito de função, pensamento empírico, pensamento conceitual, cotidiano, apropriação

Abstract

O artigo discute o processo de apropriação do conceito de função através das relações entre o desenvolvimento do pensamento conceitual, o pensamento empírico e o cotidiano por meio de histórias virtuais. Para tanto, foi feita uma pesquisa qualitativa, fundamentada nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, com uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola situada na cidade de Salvador, Bahia. A categoria encontrada como resultado aponta que o professor deve ter, desde o início do processo de ensino, o objetivo de desenvolver nos alunos o pensamento teórico para melhor compreender e elaborar conceitos, mas nem sempre as situações cotidianas contribuem na elaboração de tais conceitos.

Autor/innen-Biografien

Helen Nogueira Messeder, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências

Hélio da Silva Messeder Neto, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências

Edilson Fortuna de Moradillo, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências

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Veröffentlicht

2021-05-06

Zitationsvorschlag

Messeder, H. N., Messeder Neto, H. da S., & Moradillo, E. F. de. (2021). Apropriação do conceito de função a partir de histórias virtuais: relações entre cotidiano, pensamento empírico e pensamento conceitual. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 12(1). https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.246401

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ARTIGOS