A abordagem da Educação Financeira na Educação Básica sob o ponto de vista de docentes formadores de futuros professores de matemática
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250363Palavras-chave:
educação matemática, educação financeira, educação básica, licenciatura em matemática, currículosResumo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) requer que a Educação Financeira seja abordada na formação inicial de professores, visando sua futura inserção na Educação Básica. Embora conste como um assunto transversal e integrador, essa temática na BNCC está muito associada a área de Matemática e suas competências e habilidades. Neste artigo, buscamos compreender possibilidades de abordagem da Educação Financeira na Educação Básica, a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com docentes de Cursos de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública paulista. Para tanto, assumimos como referencial teórico a Educação Matemática Crítica e adotamos a abordagem qualitativa de pesquisa para a análise das entrevistas com os três docentes que participaram do estudo. Perante a análise de dados a partir da Análise de Conteúdo, podemos afirmar que, segundo os docentes, a Educação Financeira precisa ser abordada na Educação Básica por meio de discussões que superem, por incorporação, a Matemática Financeira e explorem aspectos não-matemáticos, para corroborar a formação de cidadãos.Referências
ALRØ, H.; SKOVSMOSE, O. Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática. Trad. Orlando de A. Figueiredo.2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. 160 p.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3.reimp.São Paulo: Edições 70,2016.
BARONI, A. K. C. Educação Financeira no Contexto da Educação Matemática: possibilidades para a formação inicial do professor. 2021. 253 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática)-Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2021.
BIGODE, A. J. L. Base, que base? O caso da Matemática. In: CÁSSIO, F.; CASTELLI Jr, R. (Orgs). Educação é a base? 24 educadores discutem a BNCC. São Paulo: Ação Educativa, 2019. p. 123-144.
BORBA, M. C.; ARAUJO, J. L. (Orgs.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
BRASIL. Estratégia Nacional de Educação Financeira-Plano diretor da ENEF. 2011. Disponível em: <http://www.vidaedinheiro.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/Plano-Diretor-ENEF-Estrategia-Nacional-de-Educacao-Financeira.pdf>. Acesso em: 19 jan. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática(3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental). Brasília: MEC, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf>. Acesso em: 26 mar. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+)-Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf>. Acesso em: 26 mar. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em:12 jan. 2021.
CAMPOS, A. B. Investigando como a educação financeira crítica pode contribuir para tomada de decisões de consumo de jovens-indivíduos-consumidores(JIC’S). 2013. 177 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática)-Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013.
GARNICA, A. V. M. História Oral e educação Matemática. In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Org.).Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
GIORDANO, C. C.; ASSIS, M. R. S.; COUTINHO, C. Q. S. A Educação Financeira e a Base Nacional Comum Curricular. Em Teia-Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife, v. 10, n. 3, 2019, p. 1-20.Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/241442>. Acesso em: 26 mar. 2021.
HARTMANN, A. L. B. Educação Financeira em Pesquisas Stricto Sensu no Brasil: um levantamento bibliográfico com foco na Tomada de Decisão. 2019. 92p.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática)-Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.
HARTMANN, A. L. B.; MARIANI, R. C. P. Educação Financeira em atividades didáticas no ambiente escolar: apontamentos iniciais de uma meta-análise. In: 5º Seminário de Pesquisa em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática, 2019, Juiz de Fora. Anais do Seminário, 2019.
HARTMANN, A. L. B.; REISDOERFER, C.; FERREIRA; I. F.; MARIANI, R. C. P. Educação Financeira No Ensino Médio: uma Experiência Sob o Olhar da Matemática Crítica. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v.12, n.2, p. 154-163, 2019. Disponível em: < https://revista.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/6207 >. Acesso em: 12 jan. 2021.
KISTEMANN Jr., M. A.; CANEDO, N. R.; BRITTO, R. R. Discutindo estratégias e táticas para uma educação financeira crítica. In: IV Escola de Inverno de Educação Matemática e 2º Encontro Nacional Pibid Matemática. Anais...Universidade Federal de Santa Maria, ago. 2014.
KISTEMANN JR,M. A.; COUTINHO, C. Q. S.; FIGUEIREDO, A. C. Cenários e Desafios da Educação Financeira com a Base Curricular Comum Nacional (BNCC): Professor, Livro Didático e Formação. Em Teia-Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 11, n.1, 2020, p. 1-26. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/243981>. Acesso em: 26 mar. 2021.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MALHEIROS, A.; SOUZA, L.; FORNER, R. Olhares de docentes sobre as possibilidades da Modelagem nas aulas de Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 2, p. 1-22, 1 mar. 2021.Disponível em: <http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2925>. Acesso em: 16 mar. 2021.
MUNIZ, I. Jr. Econs Ou Humanos? Um Estudo Sobre a Tomada de decisão em Ambientes de Educação Financeira Escolar. 2016. 431 p. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção)-Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). Improving Financial Literacy: Analysis of Issues and Policies. 2005a.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). Recommendation on Principles andGood Practices for Financial Education and Awareness. Directoratefor Financial and EnterpriseAffairs. 2005b. Disponível em: <http://www.oecd.org/finance/financial-education/35108560.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2021.
SANTOS, A. P. dos. Educação Financeira na perspectiva da matemática crítica e a formação continuada do professor do Ensino Médio. 2017. 101 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática)-Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2017.
SANTOS, C. E. R. dos. Ambiente virtual de aprendizagem e cenários para investigação: contribuições para uma educação financeira acessível. 2016. 280 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática)-Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2016.
SILVA, A. D. P. da. Atividades de educação financeira em livro didático de matemática: como professores colocam em prática? 2018. 200p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica)-Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
SILVA, A. M.; POWELL, A. B. Um programa de Educação Financeira para a Matemática Escolar da Educação Básica. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 11, 2013, Curitiba. Anais do XI ENEM...Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2013, p. 1-17.
SILVA, A. M.; POWELL, A. B. Educação Financeira na Escola:A perspectiva da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Boletim GEPEM, v. 66, p. 3-19, jan./jun. 2015.
SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. Bolema, Rio Claro, v. 13, n. 14, p. 66-91, 2000.
SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Campinas, SP: Papirus, 2001.
SKOVSMOSE, O. Educação Crítica: incerteza, matemática, responsabilidade. São Paulo: Cortez, 2007.
SKOVSMOSE, O. Desafios da reflexão em educação matemática crítica. Campinas, SP: Papirus, 2008.
SKOVSMOSE, O. Um convite à Educação Matemática Crítica. Campinas, SP: Papirus, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.