A abordagem da Educação Financeira na Educação Básica sob o ponto de vista de docentes formadores de futuros professores de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250363

Palavras-chave:

educação matemática, educação financeira, educação básica, licenciatura em matemática, currículos

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) requer que a Educação Financeira seja abordada na formação inicial de professores, visando sua futura inserção na Educação Básica. Embora conste como um assunto transversal e integrador, essa temática na BNCC está muito associada a área de Matemática e suas competências e habilidades. Neste artigo, buscamos compreender possibilidades de abordagem da Educação Financeira na Educação Básica, a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com docentes de Cursos de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública paulista. Para tanto, assumimos como referencial teórico a Educação Matemática Crítica e adotamos a abordagem qualitativa de pesquisa para a análise das entrevistas com os três docentes que participaram do estudo. Perante a análise de dados a partir da Análise de Conteúdo, podemos afirmar que, segundo os docentes, a Educação Financeira precisa ser abordada na Educação Básica por meio de discussões que superem, por incorporação, a Matemática Financeira e explorem aspectos não-matemáticos, para corroborar a formação de cidadãos.

Biografia do Autor

Andrei Luís Berres Hartmann, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2019). Mestrando em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Membro do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM). Tem interesse pelos seguintes temas: Educação Financeira; Educação Matemática; Formação de professores de Matemática.

Marcus Vinicius Maltempi, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Professor do Departamento de Estatística, Matemática Aplicada e Computação (DEMAC) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Membro do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM).

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Publicado

2021-07-13

Como Citar

Hartmann, A. L. B., & Maltempi, M. V. (2021). A abordagem da Educação Financeira na Educação Básica sob o ponto de vista de docentes formadores de futuros professores de matemática. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 12(2). https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250363

Edição

Seção

Educação Financeira Escolar