Ensino de cálculo: uma proposta para taxa de variação de funções reais de uma variável no GeoGebra
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.251431Parole chiave:
ensino, cálculo, taxa de variação, objeto de aprendizagem, GeoGebraAbstract
Este artigo versa sobre uma pesquisa qualitativa referente ao ensino de Cálculo, especificamente sobre o ensino de derivadas de funções reais de uma variável real e algumas de suas aplicações, visando propor uma abordagem dinâmica para o ensino de taxa de variação mediada pelas potencialidades do software GeoGebra. Para tanto, o objetivo deste artigo é divulgar um produto educacional no formato de um livro dinâmico, denominado “Dinamicidade e taxa de variação de funções reais de uma variável: um GeoGebraBook”, contendo objetos de aprendizagem (OAs) construídos com o software de geometria dinâmica supracitado. Neste contexto, destacaremos o OA “cilindro” o qual foi experimentado em duas turmas da Pós-Graduação, de uma universidade pública, nas disciplinas de Fundamentos do Cálculo e Fundamentos da Matemática. A experimentação teve o intuito de analisar a interação dos mestrandos com o referido OA, especialmente por se tratar de um público de possíveis professores ou futuros professores de Cálculo, além de recolher sugestões de melhoria para o produto educacional desenvolvido. O desenvolvimento e a experimentação do produto educacional ajudaram a refletir sobre as potencialidades e os desafios do uso de tecnologias na sala de aula, considerando aspectos importantes como a formação de professores e o ensino de Cálculo.
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