Ensino de cálculo: uma proposta para taxa de variação de funções reais de uma variável no GeoGebra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.251431

Palavras-chave:

ensino, cálculo, taxa de variação, objeto de aprendizagem, GeoGebra

Resumo

Este artigo versa sobre uma pesquisa qualitativa referente ao ensino de Cálculo, especificamente sobre o ensino de derivadas de funções reais de uma variável real e algumas de suas aplicações, visando propor uma abordagem dinâmica para o ensino de taxa de variação mediada pelas potencialidades do software GeoGebra. Para tanto, o objetivo deste artigo é divulgar um produto educacional no formato de um livro dinâmico, denominado “Dinamicidade e taxa de variação de funções reais de uma variável: um GeoGebraBook”, contendo objetos de aprendizagem (OAs) construídos com o software de geometria dinâmica supracitado. Neste contexto, destacaremos o OA “cilindro” o qual foi experimentado em duas turmas da Pós-Graduação, de uma universidade pública, nas disciplinas de Fundamentos do Cálculo e Fundamentos da Matemática. A experimentação teve o intuito de analisar a interação dos mestrandos com o referido OA, especialmente por se tratar de um público de possíveis professores ou futuros professores de Cálculo, além de recolher  sugestões de melhoria para o produto educacional desenvolvido. O desenvolvimento e a experimentação do produto educacional ajudaram a refletir sobre as potencialidades e os desafios do uso de tecnologias na sala de aula, considerando aspectos importantes como a formação de professores e o ensino de Cálculo.

Biografia do Autor

Renata Feuser Silveira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestra em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias
UDESC – Santa Catarina – Brasil

Ana Paula Grimes de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestra em Educação Científica e Tecnológica
UFSC – Santa Catarina – Brasil

Referências

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto, 2006.

BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Maria Godoy. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2001.

BORSOI, Caroline. GeoGebra 3D no ensino médio: uma possibilidade para a aprendizagem da geometria espacial. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade; BALDINI, Loreni Aparecida Ferreira. O software GeoGebra na formação de professores de Matemática – uma visão a partir de dissertações e teses. In: Revista Paranaense de Educação Matemática. RPEM, Campo Mourão, Pr, v.1, n.1, jul-dez. 2012. Disponível em: <http://www.fecilcam.br/revista/index.php/rpem/article/viewFile/870/pdf_76 >. Acesso em: 09 abr. 2016.

COSTA, Zélia de Souza Santos; TENÓRIO, André; TENÓRIO, Thaís. Resolução de exercícios e problemas de função polinomial do 1º grau com e sem o GeoGebra. 2014. Revista do Instituto GeoGebra Internacional. São Paulo, v. 3, n. 2, pp.104-119, 2014.Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/21771/16108>. Acesso em: 10 mai. 2017.

DIKOVIĆ, Ljubica. Applications GeoGebra into Teaching SomeTopics of Mathematics at the College Level. In: eLibrary of Mathematical Instituteof the Serbian Academy of Sciences and Arts - Journal: Computer Science and Information Systems; v. 6 nº2. p. 191 – 203, 2009. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/600.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2017.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas da Pesquisa Social. São Paulo: Editora Atlas AS, 2008.

JANZEN, Elen Andrea. O papel do professor na formação do pensamento matemático de estudantes durante a construção de provas em um ambiente de geometria dinâmica. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011.

KAUARK, Fabiana da Silva; MANHÃES, Fernanda Castro e MEDEIROS, Carlos Henrique. Metodologia da Pesquisa: um guia prático. Via Litterarum: Itabuna/Bahia, 2010.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: E.P.U, 2020.

MOLON, Jaqueline. Cálculo aplicado ao estudo de funções quadráticas no ensino médio: uma abordagem possível e necessária com auxílio do software GeoGebra. 2013. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Universidade Federal de Santa Maria. Paraná, 2013.

RICHIT, Andriceli, et al.. Contribuições do software GeoGebra no estudo de Cálculo Diferencial: uma experiência com alunos do curso de geologia. In: 1ª. Conferência Latino Americana de GeoGebra, pp.90-99, 2012.

SANTOS, Luciane Mulazani. Produção de significados para objetos de aprendizagem: de autores e leitores para a educação matemática. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.

SILVEIRA, Renata Feuser. Dinamicidade no Ensino de Cálculo: uma proposta para taxa de variação de funções reais de uma variável no GeoGebra. Dissertação (Mestrado) – UDESC, Santa Catarina, 2017.

STEWART, James. Cálculo. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

Downloads

Publicado

2022-05-27

Como Citar

Silveira, R. F., & Souza, A. P. G. de. (2022). Ensino de cálculo: uma proposta para taxa de variação de funções reais de uma variável no GeoGebra. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 13(1), 45–70. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.251431

Edição

Seção

ARTIGOS