A gamificação como estratégia para aprendizagem significativa de Geometria do 9° ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2023.257612

Palavras-chave:

Euclidea, construções geométricas, Educação Básica, engajamento

Resumo

Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa que objetivou analisar possíveis contribuições da gamificação, por meio do aplicativo Euclidea, para a aprendizagem significativa de geometria em uma turma do 9° Ano do Ensino Fundamental, realizada em uma escola pública de Santa Catarina (SC). Em uma experiência de ensino, os alunos participantes responderam a dois questionários e resolveram problemas/desafios de construções geométricas no aplicativo Euclidea, que possui estrutura de jogo. Essa pesquisa foi norteada pela abordagem qualitativa e utilizou a Análise de Conteúdo para categorizar os dados obtidos. Por meio da análise realizada, verificamos que o Euclidea tem características de material potencialmente significativo, houve engajamento dos alunos na realização das atividades propostas, indicando predisposição desses alunos para a aprendizagem. Logo, concluímos que a gamificação contribuiu para a aprendizagem significativa de geometria da maioria dos alunos participantes dessa pesquisa.

Biografia do Autor

Rosane Rossato Binotto, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó

Licenciada em Matemática pela UFSM, Mestre em Matemática pela UFSCar, Doutora em Matemática pela UNICAMP e Pós-doutoranda em Educação Matemática pela UNESP.

Professora associada na UFFS, Campus Chapecó/SC. Docente do Curso de Matemática e do PROFMAT.

Julieta Ferronato, Escola de Educação Básica Dom Pedro II, Santa Catarina

Mestre em Matemática e professora da Educação Básica.

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Publicado

2023-11-21

Como Citar

Binotto, R. R., & Ferronato, J. (2023). A gamificação como estratégia para aprendizagem significativa de Geometria do 9° ano do Ensino Fundamental. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 14(3), 20–43. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2023.257612

Edição

Seção

ARTIGOS