A gamificação como estratégia para aprendizagem significativa de Geometria do 9° ano do Ensino Fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2023.257612

Palabras clave:

Euclidea, construções geométricas, Educação Básica, engajamento

Resumen

Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa que objetivou analisar possíveis contribuições da gamificação, por meio do aplicativo Euclidea, para a aprendizagem significativa de geometria em uma turma do 9° Ano do Ensino Fundamental, realizada em uma escola pública de Santa Catarina (SC). Em uma experiência de ensino, os alunos participantes responderam a dois questionários e resolveram problemas/desafios de construções geométricas no aplicativo Euclidea, que possui estrutura de jogo. Essa pesquisa foi norteada pela abordagem qualitativa e utilizou a Análise de Conteúdo para categorizar os dados obtidos. Por meio da análise realizada, verificamos que o Euclidea tem características de material potencialmente significativo, houve engajamento dos alunos na realização das atividades propostas, indicando predisposição desses alunos para a aprendizagem. Logo, concluímos que a gamificação contribuiu para a aprendizagem significativa de geometria da maioria dos alunos participantes dessa pesquisa.

Biografía del autor/a

Rosane Rossato Binotto, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó

Licenciada em Matemática pela UFSM, Mestre em Matemática pela UFSCar, Doutora em Matemática pela UNICAMP e Pós-doutoranda em Educação Matemática pela UNESP.

Professora associada na UFFS, Campus Chapecó/SC. Docente do Curso de Matemática e do PROFMAT.

Julieta Ferronato, Escola de Educação Básica Dom Pedro II, Santa Catarina

Mestre em Matemática e professora da Educação Básica.

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Publicado

2023-11-21

Cómo citar

Binotto, R. R., & Ferronato, J. (2023). A gamificação como estratégia para aprendizagem significativa de Geometria do 9° ano do Ensino Fundamental. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 14(3), 20–43. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2023.257612

Número

Sección

ARTIGOS