Explorar com o Geogebra uma investigação em Geometria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2023.258557

Palavras-chave:

Geometria, bissetogramo, investigação, GeoGebra

Resumo

Neste artigo desenvolve-se um estudo orientado pelos dois seguintes objetivos: examinar o processo de construção do bissetogramo de diferentes quadriláteros (definido pela interseção das bissetrizes dos ângulos internos do quadrilátero); e avaliar o potencial do GeoGebra para a sua construção. Assim, recorrendo ao GeoGebra, pretende-se estabelecer quando é que é possível contruir o bissetogramo, a sua caracterização e as suas propriedades. Em termos da construção dos bissetogramos e da análise da sua construção, verificou-se que o GeoGebra mostrou ser uma ferramenta com elevado potencial para a construção dos diversos bissetogramos e para fornecer insights acerca da possibilidade da sua construção, caracterização e propriedades. Perante tais potencialidades, considera-se que o GeoGebra se assume como uma ferramenta muito adequada para explorar a construção, a caracterização e propriedades dos bissetogramos, ao mesmo tempo que se promovem conhecimentos acerca dos quadriláteros, enfatizando, designadamente, diferentes definições dos quadriláteros a partir de diferentes atributos, relações entre as definições dos diferentes quadriláteros e a distinção entre a evidência obtida da análise dos vários exemplos gerados e a necessidade de uma prova analítica.

Biografia do Autor

José António Fernandes, Universidade do Minho

Doutor em Educação, área de Metodologia do Ensino de Matemática. Professor do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão.

Referências

ABRANTES, P.; PONTE, J. P.; FONSECA, H.; BRUNHEIRA, L. (Eds.). Investigações matemáticas na aula e no currículo. Lisboa: Associação de Professores de Matemática, 1999.

BATANERO, C. Didáctica de la Estadística. Granada: Grupo de Investigación en Educación Estadística, 2001.

BATANERO, C.; DÍAZ, C.; CONTRERAS, J. M.; ARTEAGA, P. (2011). Enseñanza de la Estadística a través de proyectos. In: BATANERO, C.; DÍAZ, C. (Eds.). Estadística con Proyectos. Granada: Universidad de Granada, 2011. p. 9-46.

BURRILL, G. Simulation as a tool to develop statistical understanding. In: PHILLIPS, B. (Ed.). Proceedings of the Sixth International Conference on Teaching Statistics. Cape Town, South Africa: International Association for Statistics Education, 2002.

CROWLEY, M. The van Hiele Model of the Development of Geometric Thought. In: LINDQUIST, M.; SHULT, A. (Eds.). Learning and Teaching Geometry, K-12 (1987 Yearbook). Reston, VA: NCTM, 1987. p. 1-16.

FERNANDES, J. A. Estudo dos quadriláteros enquanto conceitos geométricos com o GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, in press.

FERNANDES, J. A. Exploração de uma propriedade do triângulo retângulo usando o GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 11, n. 1, p. 85-100, 2022a.

FERNANDES, J. A. Operar com números positivos no GeoGebra: implicações didáticas. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 11, n. 2, p. 72–91, 2022b

FERNANDES, J. A.; VISEU, F.; FERNANDES, M. C.; SILVA, M.; DUARTE, P. Uma intervenção de ensino em Estatística no ensino profissional através de investigações estatísticas. In: SILVA, B. D.; ALMEIDA, L.; BARCA, A.; PERALBO, M. (Orgs.). Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, 2009. p. 3441-3455.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Aprendizagens Essenciais de Matemática: Ensino Secundário. Lisboa: Autor, 2023.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Aprendizagens Essenciais de Matemática: Ensino Básico. Lisboa: Autor, 2021.

NOVAK, J.; GOWIN, B. Aprender a aprender. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1996.

PÓLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspeto do método matemático. Rio de Janeiro: Interciência, 1986.

PONTE, J. P. Investigação sobre investigações matemáticas em Portugal. Investigar em Educação, 2, p. 93-169, 2003.

PONTE, J. P. Gestão curricular em matemática. In: Grupo de Trabalho sobre Investigação (Ed.). O professor e o desenvolvimento curricular. Lisboa. Associação de Professores de Matemática, 2005. p. 13-34.

ROCHA, A. Os alunos de matemática e o trabalho investigativo. In: Grupo de Trabalho sobre Investigação (Org.). Reflectir e investigar sobre a prática profissional. Lisboa: APM, 2002. p. 99-124.

SEGURADO, I. O que acontece quando os alunos realizam investigações matemáticas? In: Grupo de Trabalho sobre Investigação (Org.). Reflectir e investigar sobre a prática profissional. Lisboa: APM, 2002. p. 57-73.

SKEMP, R. The psychology of learning mathematics. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates, 1993.

SOUSA, O. Investigações estatísticas no 6.º ano. In: Grupo de Trabalho sobre Investigação (Ed.). Reflectir e investigar sobre a prática profissional. Lisboa. Associação de Professores de Matemática, 2002. p. 75-97.

VISEU, F.; FERNANDES, J. A.; GOMES, A. A resolução de problemas no ensino e na aprendizagem da Matemática. In: VISEU, F.; GOMES, A. (Coords.). Resolução de Problemas de Geometria. Raleigh, NC: Lulu, 2015. p. 3-17.

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

Fernandes, J. A. (2023). Explorar com o Geogebra uma investigação em Geometria. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 14(3), 1–19. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2023.258557

Edição

Seção

ARTIGOS