Explorar com o Geogebra uma investigação em Geometria

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2023.258557

Mots-clés :

Geometria, bissetogramo, investigação, GeoGebra

Résumé

Neste artigo desenvolve-se um estudo orientado pelos dois seguintes objetivos: examinar o processo de construção do bissetogramo de diferentes quadriláteros (definido pela interseção das bissetrizes dos ângulos internos do quadrilátero); e avaliar o potencial do GeoGebra para a sua construção. Assim, recorrendo ao GeoGebra, pretende-se estabelecer quando é que é possível contruir o bissetogramo, a sua caracterização e as suas propriedades. Em termos da construção dos bissetogramos e da análise da sua construção, verificou-se que o GeoGebra mostrou ser uma ferramenta com elevado potencial para a construção dos diversos bissetogramos e para fornecer insights acerca da possibilidade da sua construção, caracterização e propriedades. Perante tais potencialidades, considera-se que o GeoGebra se assume como uma ferramenta muito adequada para explorar a construção, a caracterização e propriedades dos bissetogramos, ao mesmo tempo que se promovem conhecimentos acerca dos quadriláteros, enfatizando, designadamente, diferentes definições dos quadriláteros a partir de diferentes atributos, relações entre as definições dos diferentes quadriláteros e a distinção entre a evidência obtida da análise dos vários exemplos gerados e a necessidade de uma prova analítica.

Biographie de l'auteur-e

José António Fernandes, Universidade do Minho

Doutor em Educação, área de Metodologia do Ensino de Matemática. Professor do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão.

Références

ABRANTES, P.; PONTE, J. P.; FONSECA, H.; BRUNHEIRA, L. (Eds.). Investigações matemáticas na aula e no currículo. Lisboa: Associação de Professores de Matemática, 1999.

BATANERO, C. Didáctica de la Estadística. Granada: Grupo de Investigación en Educación Estadística, 2001.

BATANERO, C.; DÍAZ, C.; CONTRERAS, J. M.; ARTEAGA, P. (2011). Enseñanza de la Estadística a través de proyectos. In: BATANERO, C.; DÍAZ, C. (Eds.). Estadística con Proyectos. Granada: Universidad de Granada, 2011. p. 9-46.

BURRILL, G. Simulation as a tool to develop statistical understanding. In: PHILLIPS, B. (Ed.). Proceedings of the Sixth International Conference on Teaching Statistics. Cape Town, South Africa: International Association for Statistics Education, 2002.

CROWLEY, M. The van Hiele Model of the Development of Geometric Thought. In: LINDQUIST, M.; SHULT, A. (Eds.). Learning and Teaching Geometry, K-12 (1987 Yearbook). Reston, VA: NCTM, 1987. p. 1-16.

FERNANDES, J. A. Estudo dos quadriláteros enquanto conceitos geométricos com o GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, in press.

FERNANDES, J. A. Exploração de uma propriedade do triângulo retângulo usando o GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 11, n. 1, p. 85-100, 2022a.

FERNANDES, J. A. Operar com números positivos no GeoGebra: implicações didáticas. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 11, n. 2, p. 72–91, 2022b

FERNANDES, J. A.; VISEU, F.; FERNANDES, M. C.; SILVA, M.; DUARTE, P. Uma intervenção de ensino em Estatística no ensino profissional através de investigações estatísticas. In: SILVA, B. D.; ALMEIDA, L.; BARCA, A.; PERALBO, M. (Orgs.). Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, 2009. p. 3441-3455.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Aprendizagens Essenciais de Matemática: Ensino Secundário. Lisboa: Autor, 2023.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Aprendizagens Essenciais de Matemática: Ensino Básico. Lisboa: Autor, 2021.

NOVAK, J.; GOWIN, B. Aprender a aprender. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1996.

PÓLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspeto do método matemático. Rio de Janeiro: Interciência, 1986.

PONTE, J. P. Investigação sobre investigações matemáticas em Portugal. Investigar em Educação, 2, p. 93-169, 2003.

PONTE, J. P. Gestão curricular em matemática. In: Grupo de Trabalho sobre Investigação (Ed.). O professor e o desenvolvimento curricular. Lisboa. Associação de Professores de Matemática, 2005. p. 13-34.

ROCHA, A. Os alunos de matemática e o trabalho investigativo. In: Grupo de Trabalho sobre Investigação (Org.). Reflectir e investigar sobre a prática profissional. Lisboa: APM, 2002. p. 99-124.

SEGURADO, I. O que acontece quando os alunos realizam investigações matemáticas? In: Grupo de Trabalho sobre Investigação (Org.). Reflectir e investigar sobre a prática profissional. Lisboa: APM, 2002. p. 57-73.

SKEMP, R. The psychology of learning mathematics. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates, 1993.

SOUSA, O. Investigações estatísticas no 6.º ano. In: Grupo de Trabalho sobre Investigação (Ed.). Reflectir e investigar sobre a prática profissional. Lisboa. Associação de Professores de Matemática, 2002. p. 75-97.

VISEU, F.; FERNANDES, J. A.; GOMES, A. A resolução de problemas no ensino e na aprendizagem da Matemática. In: VISEU, F.; GOMES, A. (Coords.). Resolução de Problemas de Geometria. Raleigh, NC: Lulu, 2015. p. 3-17.

Publié-e

2023-11-21

Comment citer

Fernandes, J. A. (2023). Explorar com o Geogebra uma investigação em Geometria. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 14(3), 1–19. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2023.258557

Numéro

Rubrique

ARTIGOS