Modelo TPACK, formação docente e Educação Matemática

relações, reflexões e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.263945

Palavras-chave:

TPACK, Tecnologias Digitais, Pesquisa Bibliográfica

Resumo

Neste artigo, uma pesquisa bibliográfica, tivemos como objetivo apresentar o modelo teórico de Mishra e Koehler (2006): Conhecimento Tecnológico, Pedagógico e de Conteúdo (Technological Pedagogical Content Knowledge – TPACK) e articulá-lo a correntes teóricas já estabelecidas no Ensino e na Educação. Utilizar de forma crítica e consciente as tecnologias digitais (TD) nas salas de aula, buscando romper com os moldes tradicionais de ensino, permanece como um grande desafio para muitos professores. Acreditamos, desta forma, que o TPACK seja um modelo teórico capaz de orientar os docentes nesta tarefa. A partir da leitura dos textos e dos apontamentos por nós realizados, concluímos que o TPACK, aliado à Educação Matemática e aos objetivos propostos pelas Competências Digitais, pode orientar o trabalho dos professores na utilização das TD, do planejamento à execução das atividades na sala de aula, além de auxiliar na escolha das melhores estratégias e recursos para a potencialização dos processos de ensino e de aprendizagem dos educandos.   

Biografia do Autor

Mariangela Silva Souza, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Ensino na Educação Básica pela UFES; Especialista em Educação Digital e Educação Matemática pela UNEB; Licenciada em Matemática pela UNEB. Atua como tutora à distância da Licenciatura em Matemática da UESC, pela UAB

Valdinei Cezar Cardoso, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Adjunto na Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática Universidade Federal do Espírito Santo – Vitória - Brasil

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

Souza, M. S., & Cardoso, V. C. (2024). Modelo TPACK, formação docente e Educação Matemática: relações, reflexões e possibilidades. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 15(3), 199–214. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.263945

Edição

Seção

ARTIGOS