Modelo TPACK, formação docente e Educação Matemática
relações, reflexões e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.263945Parole chiave:
TPACK, Tecnologias Digitais, Pesquisa BibliográficaAbstract
Neste artigo, uma pesquisa bibliográfica, tivemos como objetivo apresentar o modelo teórico de Mishra e Koehler (2006): Conhecimento Tecnológico, Pedagógico e de Conteúdo (Technological Pedagogical Content Knowledge – TPACK) e articulá-lo a correntes teóricas já estabelecidas no Ensino e na Educação. Utilizar de forma crítica e consciente as tecnologias digitais (TD) nas salas de aula, buscando romper com os moldes tradicionais de ensino, permanece como um grande desafio para muitos professores. Acreditamos, desta forma, que o TPACK seja um modelo teórico capaz de orientar os docentes nesta tarefa. A partir da leitura dos textos e dos apontamentos por nós realizados, concluímos que o TPACK, aliado à Educação Matemática e aos objetivos propostos pelas Competências Digitais, pode orientar o trabalho dos professores na utilização das TD, do planejamento à execução das atividades na sala de aula, além de auxiliar na escolha das melhores estratégias e recursos para a potencialização dos processos de ensino e de aprendizagem dos educandos.
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