Ensino de Matemática para alunos com TDAH

possibilidades de Adaptações de Tarefas a partir do perfil Neuropsicológico do Aluno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2025.266105

Palavras-chave:

Educação Matemática, Sala de Recursos Multifuncionais, Funções Executivas, Ensino Fundamental – Anos Iniciais

Resumo

Esta pesquisa investigou o ensino de matemática para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), analisando e adaptando tarefas matemáticas de materiais didáticos. Considerando o perfil neuropsicológico desses alunos, observamos a influência das funções executivas na resolução de problemas matemáticose, a partir de entrevistas com a equipe pedagógica e análise de relatórios institucionais para identificar o perfil de um estudante com TDAH, adaptamos uma tarefa matemática conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a aplicamos a Henry, aluno da Sala de Recursos Multifuncionais. Os resultados indicaram que adaptações, como instruções mais diretas e segmentação de etapas, favoreceram o desempenho do aluno, melhorando seu controle inibitório e organização. Embora tenha apresentado momentos de desatenção, Henry demonstrou habilidade na manipulação de informações e flexibilidade cognitiva. Concluímos que o ensino tradicional pode não atender às necessidades desses alunos, sendo necessárias adaptações pedagógicas para um ensino mais inclusivo. Pesquisas futuras devem explorar a eficácia dessas adaptações em contextos escolares convencionais, numa perspectiva inclusiva.

Biografia do Autor

Bruno Vinícius Moreira Cunha, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Ensino de Matemática

Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Paraná – Brasil

Jader Otavio Dalto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática

 

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Publicado

2025-06-25

Como Citar

Cunha, B. V. M., & Dalto, J. O. (2025). Ensino de Matemática para alunos com TDAH: possibilidades de Adaptações de Tarefas a partir do perfil Neuropsicológico do Aluno. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 16(1), 110–129. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2025.266105

Edição

Seção

ARTIGOS