Ensino de Matemática para alunos com TDAH

possibilidades de Adaptações de Tarefas a partir do perfil Neuropsicológico do Aluno

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2025.266105

Mots-clés :

Educação Matemática, Sala de Recursos Multifuncionais, Funções Executivas, Ensino Fundamental – Anos Iniciais

Résumé

Esta pesquisa investigou o ensino de matemática para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), analisando e adaptando tarefas matemáticas de materiais didáticos. Considerando o perfil neuropsicológico desses alunos, observamos a influência das funções executivas na resolução de problemas matemáticose, a partir de entrevistas com a equipe pedagógica e análise de relatórios institucionais para identificar o perfil de um estudante com TDAH, adaptamos uma tarefa matemática conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a aplicamos a Henry, aluno da Sala de Recursos Multifuncionais. Os resultados indicaram que adaptações, como instruções mais diretas e segmentação de etapas, favoreceram o desempenho do aluno, melhorando seu controle inibitório e organização. Embora tenha apresentado momentos de desatenção, Henry demonstrou habilidade na manipulação de informações e flexibilidade cognitiva. Concluímos que o ensino tradicional pode não atender às necessidades desses alunos, sendo necessárias adaptações pedagógicas para um ensino mais inclusivo. Pesquisas futuras devem explorar a eficácia dessas adaptações em contextos escolares convencionais, numa perspectiva inclusiva.

Bibliographies de l'auteur-e

Bruno Vinícius Moreira Cunha, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Ensino de Matemática

Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Paraná – Brasil

Jader Otavio Dalto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática

 

Références

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-5 – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BADDELEY, Alan D.; HITCH, Graham J. Working memory. In: BOWER, Gordon A. (Ed.). Recent advances in learning and motivation. New York: Academic Press, 1974. v. 8, p. 47-89

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari K. Investigação Qualitativa em Educação: Uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

DIAMOND, Adele. Executive functions. Annual Reviews of Psychology, v. 64, p. 135-168, set. 2013.

HASHIMOTO, Eduardo de Souza. Perfil Neuropsicológico em Crianças com TDAH: Um Estudo de Caso Controle. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2019.

LACOSTA, Ángel Maria Casajús. La resolución de problemas aritmético-verbales por alumnos con Déficit de Atención con Hiperactividad (TDAH). 2005. Tesis Doctoral – Universitat de Barcelona, Barcelona, 2005.

MALLOY-DINIZ, Leandro F. et al. Neuropsicologia: Teoria e Prática. 2. ed. São Paulo: Artmed, 2014.

MARTINS, Rosana Santana. Ensinando Matemática para alunos diagnosticados como portadores de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH): uma proposta baseada no desenvolvimento da autorregulação. 2011. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.

MUSZKAT, Mauro; MIRANDA, Monica Carolina; RIZZUTTI, Sueli. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2017.

NÓBREGA, Marisa Vital. Relações entre funcionamento cognitivo e dificuldades em matemática no transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDA/H) em alunos do ensino fundamental. 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.

PASTURA, Giuseppe; MATTOS, Paulo; ARAUJO, Alexandra Campos. Desempenho escolar e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Revista de Psiquiatria Clínica. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rpc/a/XfLCTtd7KQSHT8CCyQQ4KcP/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 out. 2023.

ROHDE, Luis Augusto; MATTOS, Paulo; et al. Princípios e práticas em TDAH. Porto Alegre: Artmed, 2003.

SZOBOTA, Claudia M.; EIZIRIK, Mariana; CUNHA, Renato D. de; LANGLEBEN, Daniel; ROHDE, Luis Augusto. Neuroimagem no transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Revista Brasileira de Psiquiatria, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 32-35, mai. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbp/a/H7Yqm89FYGZB8gG49FXfFLy/?lang=pt. Acesso em: 15 out. 2023.

VITAL, M.; HAZIN, I. Avaliação do desempenho escolar em matemática de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH): um estudo piloto. Ciência & Cognição, Rio de Janeiro, v. 13, p. 19-36, dez. 2008. Disponível em: https://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/59. Acesso em: 11 nov. 2023.

Publié-e

2025-06-25

Comment citer

Cunha, B. V. M., & Dalto, J. O. (2025). Ensino de Matemática para alunos com TDAH: possibilidades de Adaptações de Tarefas a partir do perfil Neuropsicológico do Aluno. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 16(1), 110–129. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2025.266105