Ensino de Matemática para alunos com TDAH
possibilidades de Adaptações de Tarefas a partir do perfil Neuropsicológico do Aluno
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2025.266105Parole chiave:
Educação Matemática, Sala de Recursos Multifuncionais, Funções Executivas, Ensino Fundamental – Anos IniciaisAbstract
Esta pesquisa investigou o ensino de matemática para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), analisando e adaptando tarefas matemáticas de materiais didáticos. Considerando o perfil neuropsicológico desses alunos, observamos a influência das funções executivas na resolução de problemas matemáticose, a partir de entrevistas com a equipe pedagógica e análise de relatórios institucionais para identificar o perfil de um estudante com TDAH, adaptamos uma tarefa matemática conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a aplicamos a Henry, aluno da Sala de Recursos Multifuncionais. Os resultados indicaram que adaptações, como instruções mais diretas e segmentação de etapas, favoreceram o desempenho do aluno, melhorando seu controle inibitório e organização. Embora tenha apresentado momentos de desatenção, Henry demonstrou habilidade na manipulação de informações e flexibilidade cognitiva. Concluímos que o ensino tradicional pode não atender às necessidades desses alunos, sendo necessárias adaptações pedagógicas para um ensino mais inclusivo. Pesquisas futuras devem explorar a eficácia dessas adaptações em contextos escolares convencionais, numa perspectiva inclusiva.
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